Digite no mínimo 3 caracteres!
Segurança pública

Temporal provoca queda de dezenas de árvores e mobiliza bombeiros em municípios do Oeste de SC

Municípios do Oeste registraram transtornos por conta da chuva

Por: Alessandra de Oliveira
10/01/2026 07h51 - Atualizado há 23 horas

As fortes chuvas acompanhadas de ventos intensos registradas na noite de sexta-feira (09) e madrugada de sábado (10) causaram uma série de transtornos em municípios do Oeste de Santa Catarina, exigindo atuação intensa do Corpo de Bombeiros Militar em diferentes cidades da região.

Pinhalzinho

A partir das 19h, o Corpo de Bombeiros de Pinhalzinho atendeu cerca de 14 ocorrências de queda de árvores, além da distribuição de aproximadamente 400 m² de lona, beneficiando cerca de 12 residências atingidas pelos danos provocados pelo temporal.

As ocorrências foram registradas na BR-282, nos bairros Industrial, Bela Vista, Baixada Pioneira, Santo Antônio, Nova Divinéia e também na região Central do município.
Para dar conta da demanda, foram empregadas três viaturas de Pinhalzinho, além de apoio de Modelo, Saudades e Maravilha. Os atendimentos seguiram até próximo da meia-noite.

São Domingos e Ipuaçu

Por volta das 21h, a guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de São Domingos foi acionada para atendimento de árvores caídas em vias públicas, principalmente na SC-480, nos municípios de São Domingos, Ipuaçu e no Bairro Maratá.

Ao todo, foram atendidas 19 quedas de árvores, muitas delas bloqueando parcialmente o tráfego, além da entrega de cerca de 30 m² de lona para uma residência afetada. Os trabalhos se estenderam até aproximadamente 1h da manhã do dia 10.

Xaxim

Já por volta das 2h da madrugada, a guarnição de Xaxim foi acionada para uma ocorrência no trajeto entre Xaxim e Arvoredo, onde foram encontradas seis árvores caídas sobre a via e sobre a rede elétrica, situação que provocou a queda de um poste de distribuição de energia.

Após contato com a empresa fornecedora de energia (DCELT), foi confirmado que a rede já estava desenergizada, permitindo a atuação segura das equipes. Foram realizados o corte das árvores, a remoção dos galhos e também do poste, garantindo a liberação total da via.

A operação durou cerca de 3h30min e, segundo os bombeiros, não houve registro de feridos nem danos materiais significativos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram realizados atendimentos nos municípios de Campo Erê, Capinzal, Erval Velho, Herval d'Oeste, Galvão, Guaraciaba, Ipuaçu, Luzerna, Maravilha, Pinhalzinho, Quilombo, São Domingos, Saudades e Xaxim.

O Corpo de Bombeiros reforça o alerta para que a população redobre os cuidados durante temporais, evitando transitar por áreas arborizadas, vias alagadas e locais com risco de queda de árvores ou fiação elétrica.

Veja também

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Xanxerê

No local, duas mulheres, de 22 e 46 anos, que estariam adquirindo drogas, também tentaram fugir, mas foram abordadas

Acidente de trânsito é registrado na BR-153 após veículo aquaplanar durante chuva

Segundo relato do motorista, no momento do acidente chovia intensamente, havia acúmulo de água na pista e, ao fazer uma curva, o veículo aquaplanou

Polícia Civil apreende cerca de R$ 140 mil em bens durante investigação de estelionato no Oeste

O caso se originou a partir de um susposto leilão de gado, onde os suspeitos compraram os animais com cheques que foram bloqueados

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.