Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

TJSC confirma obrigação de Chapecó implantar moradias terapêuticas para pacientes com transtornos mentais

Tribunal confirmou responsabilidade do município na criação de moradias para pessoas com transtornos mentais

Por: Alessandra de Oliveira
02/06/2026 17h30 - Atualizado há um hora
TJSC confirma obrigação de Chapecó implantar moradias terapêuticas para pacientes com transtornos mentais

A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) manteve a decisão que obriga o município de Chapecó a implantar serviços residenciais terapêuticos (SRTs) em quantidade suficiente para atender à demanda existente na cidade.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A decisão foi confirmada durante julgamento em juízo de retratação, após o município alegar que o entendimento anterior estaria em desacordo com a tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no Tema 793, que trata da responsabilidade dos entes federativos nas ações relacionadas ao direito à saúde.

No recurso, o município sustentou que a decisão deveria incluir o Estado de Santa Catarina na obrigação. No entanto, a desembargadora relatora destacou que o próprio STF reconhece a responsabilidade solidária entre União, estados e municípios nas demandas de saúde pública.

Conforme o voto, cabe ao Poder Judiciário direcionar o cumprimento das obrigações de acordo com as competências do Sistema Único de Saúde (SUS), além de definir eventual ressarcimento entre os entes públicos posteriormente.

A magistrada ressaltou ainda que o acórdão anterior já havia afastado a necessidade de inclusão do Estado no processo, uma vez que o litisconsórcio passivo é facultativo em casos dessa natureza.

A decisão mantida determina que Chapecó implante os serviços residenciais terapêuticos conforme previsto nas Portarias GM/MS nº 106/2000 e nº 3.090/2011, que regulamentam o funcionamento, o custeio e os incentivos financeiros da política pública de saúde mental.

Os SRTs são moradias destinadas a pessoas com transtornos mentais e histórico de longas internações psiquiátricas, oferecendo acolhimento em ambiente comunitário com foco na reinserção social e reconstrução de vínculos familiares e comunitários.

Segundo o relatório, o julgamento já definiu a forma de custeio e a responsabilidade administrativa da política pública, em conformidade com o entendimento do STF.

Com isso, por decisão unânime, a 5ª Câmara de Direito Público do TJSC manteve integralmente o entendimento anteriormente adotado e confirmou a obrigação do município de implantar os serviços.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Dor nas articulações, cansaço mental e pele envelhecendo antes do tempo — três sinais que seu corpo está pedindo ajuda

A ciência explica por que esses sintomas aparecem juntos, e o que você pode fazer para agir antes que eles virem um problema maior

Xanxerê realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde e convida população para construir propostas para o SUS

O evento acontece no dia 23 de junho das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, no Auditório do Bloco E da UNOESC Xanxerê

VÍDEO: vacina contra Influenza está disponível para toda a população em Xanxerê

Qualquer pessoa com mais de seis meses pode ser imunizada

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.