Digite no mínimo 3 caracteres!
Geral

Trabalhadores da coleta de lixo paralisam atividades e reivindicam melhorias em Xanxerê

Eles afirmam que enfrentam escassez de pessoal, atrasos nas saídas das rotas e jornadas que chegam a 12 horas diárias

Por: Alessandra de Oliveira
13/11/2025 09h21 - Atualizado há 2 semanas
(Foto: Divulgação/Rede Princesa)
(Foto: Divulgação/Rede Princesa)

Mais de 50 trabalhadores que atuam na coleta de lixo e limpeza urbana de Xanxerê estão com as atividades paralisadas. O grupo reivindica melhores condições de trabalho, aumento salarial e a equiparação de benefícios com as filiais da empresa em outras cidades da região.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

De acordo com os funcionários, as conversas sobre a mobilização já vinham ocorrendo há alguns dias diante das condições de trabalho enfrentadas e decidiram interromper os serviços até que suas reivindicações sejam atendidas. Eles afirmam que enfrentam escassez de pessoal, atrasos nas saídas das rotas e jornadas que chegam a 12 horas diárias para dar conta da coleta de todo o município.

Além dos coletores, funcionários dos serviços gerais também aderiram à paralisação. A coleta do lixo reciclável já está interrompida há cerca de duas semanas devido à falta de mão de obra, segundo os colaboradores.

A empresa Ambiental, contratada pela Prefeitura de Xanxerê para realizar a coleta de resíduos, informou em nota que foi “surpreendida pela paralisação inesperada dos colaboradores” e que mantém diálogo com os representantes dos trabalhadores para resolver o impasse.

“A Ambiental, responsável pela coleta de resíduos urbanos em Xanxerê, informa que, na data de hoje, foi surpreendida pela paralisação inesperada de colaboradores da coleta. 

A empresa esclarece que está em diálogo com os representantes dos colaboradores e adotando as medidas necessárias para que os serviços sejam retomados o mais breve possível. 

Além disso, a Ambiental reforça que todo o processo é conduzido conforme as normas previstas na legislação vigente” diz a nota.

A Prefeitura de Xanxerê informou que não emitirá comunicado oficial, pois a empresa está organizando trabalhadores de outros municípios para realizar temporariamente o serviço no município até que a situação seja normalizada.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

APAE de Xanxerê é homenageada na ALESC pelos 50 anos de atuação

A entidade foi uma das 20 APAEs selecionadas para receber a honraria, em comemoração aos 20 anos da Lei Júlio Garcia, conhecida como a lei das APAEs

Clube de Aviação de Xanxerê (CAXA) recebe homenagem na Câmara de Vereadores pelos 35 anos

A Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Vinícius Crenonini, reconhece os 35 anos de atuação do clube

Moradores do interior de São Domingos encontram cerca de 11 sepulturas danificadas em cemitério

Moradores perceberam irregularidades nas sepulturas e acionaram a Polícia Militar.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.