O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou neste sábado (12) o maior treinamento de mesários já promovido no Estado. O encontro reuniu cerca de 800 pessoas no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
O treinamento foi organizado pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina, por meio da 100ª Zona Eleitoral, e contou com a participação do presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, do juiz eleitoral Fernando de Castro Faria e do diretor-geral do tribunal, Gonsalo Agostini Ribeiro.
Durante o encontro, o presidente do TRE-SC destacou o papel dos mesários no funcionamento das eleições e afirmou que a participação dessas pessoas é fundamental para a realização do processo eleitoral.
Em Santa Catarina, cerca de 80 mil mesários foram convocados para as Eleições 2026. Segundo o TRE-SC, aproximadamente 70% se voluntariaram para exercer a função.
Treinamento teve parte prática
Além das explicações sobre o funcionamento das seções eleitorais, os participantes conheceram novidades das Eleições 2026, incluindo mudanças no processo de identificação dos eleitores.
Uma das alterações apresentadas foi a possibilidade de identificação por meio do CPF. Outra mudança é que a foto do eleitor não estará no caderno de votação, mas no terminal do mesário.
Os treinamentos também abordaram a ordem de votação para 2026, quando cada eleitor escolherá deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente.
Após a parte teórica, os participantes foram divididos em grupos para realizar uma atividade prática com as urnas eletrônicas, simulando etapas do dia da votação, desde a ligação do equipamento até a impressão do boletim de urna.
Mais de mil treinamentos em SC
O encontro em Florianópolis faz parte de um total de 1.213 treinamentos planejados pela Justiça Eleitoral catarinense para preparar os mesários.
As atividades começaram em 21 de agosto e seguem até 18 de setembro. Até o momento do evento, 62,81% dos treinamentos previstos já haviam sido realizados no Estado.
Durante a atividade, mesários com diferentes experiências também compartilharam suas expectativas. Alguns atuam há mais de 20 ou 30 anos, enquanto outros participarão pela primeira vez das eleições.
A Justiça Eleitoral reforçou que os treinamentos têm como objetivo esclarecer dúvidas e preparar os mesários para as diferentes situações que podem ocorrer durante o processo de votação.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.