Nesta sexta-feira (26), um veado-bororó, foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Unoesc, após ser atropelado em Palma Sola, no Oeste catarinense. Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie é considerada ameaçada de extinção.
Segundo o biólogo e professor Jackson Preuss, que atua na universidade para onde o animal foi levado, ele está calmo e se alimentando bem. Além disso, não apresenta problemas clínicos.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Palma Sola, o animal se jogou contra um carro, no interior do município, na noite de segunda-feira (22). Em seguida, o motorista, "que não sabia o que fazer", acionou o resgate. "O cervo estava atordoado", destaca o relatório da ocorrência.
Primeiramente, o mamífero foi encaminhado para uma clínica veterinária da cidade, onde ficou até sexta-feira (26), quando foi entregue à Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste, que o encaminhou ao hospital veterinário da Unoesc.
O animal, de nome científico Mazama nana, é uma fêmea jovem e ficará no Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (Nevs) da instituição até concluir o tratamento.
Informações G1 SC
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI