No início da manhã desta quarta-feira (08) as forças de segurança de Xanxerê, através da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) com o apoio de policiais civis da operação protetor, da Regional, Comarca e DPCAMI de Xanxerê, Comarca de Xaxim, SAER- Fron de Chapecó e a Polícia Militar, através do 30º Batalhão de Polícia Militar, deflagraram operação policial "Adsumus" para cumprir dez ordens judiciais, sendo quatro prisões preventivas, uma internação e cinco mandados de Busca e Apreensão nos bairros Vila União, Leandro, Nossa Senhora de Lurdes e São Romero, no município de Xanxerê.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
No mês de maio deste ano, um grupo de jovens se associou para a prática de crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico, porte ilegal de arma de fogo, tortura e outros, tendo sido instaurado Inquérito Policial para investigá-los. Restaram apreendidos no procedimento policial vídeos (gravados pelo próprio telefone de um dos autores) onde mostram ao menos três crimes de tortura, no primeiro deles os autores amarraram a vítima com as mãos para trás e iniciaram a sessão de golpes com pauladas, pranchaços de facão, socos, chutes e chegaram a quebrar os dentes da vítima. Os autores cobravam da vítima uma dívida de drogas.
No segundo vídeo jogaram a vítima ao chão e iniciaram os atos de tortura, utilizando arma de fogo, facas, facão e tapas. Neste episódio, os autores cobravam que a vítima teria praticado furto no bairro; no terceiro caso a vítima foi agredida com inúmeros golpes de facão.
O temor causado nas vítimas foi tão forte, que todas fugiram de Xanxerê.
Diante de todas as provas produzidas, foi representado pela prisão preventiva dos quatro suspeitos maiores de idade (todos de 19 anos), pela internação do suspeito de 17 anos, que já estava recolhido no sistema prisional catarinense, pela busca e apreensão na residência dos envolvidos, onde foram apreendidos roupas, chapéu, e ainda um dos objetos utilizados pelos autores na tortura.
O nome da Operação "Adsumus" é devido a palavra ser de origem latina, significando em tradução livre “aqui estamos” ou “ estamos juntos, presentes”, referenciando o trabalho integrado, da parceria entre as forças de segurança de Xanxerê no combate ao crime.