O Rio Grande do Sul foi duramente atingido por temporais severos na tarde e noite de domingo (1º) e na madrugada desta segunda-feira (02), conforme alertado pela MetSul Meteorologia. Uma série de tempestades causou estragos significativos em várias cidades, deixou feridos e provocou interrupções no fornecimento de energia elétrica, afetando milhões de gaúchos.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Os temporais foram resultado de uma ciclogênese, ou seja, a formação de um ciclone. Durante o domingo (1°), uma área de baixa pressão se intensificou rapidamente entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Centro da Argentina, culminando na formação de um ciclone na costa uruguaia no final do dia.
Essa observação gerou uma linha de instabilidade com várias células de tempestade que avançaram do sul para norte no estado. As condições climáticas foram agravadas pelo intenso calor registrado no domingo, com temperaturas de até 38°C, combinadas com a chegada de ar frio atrás de uma frente fria. O resultado foi uma sequência de chuvas intensas, granizo de diferentes tamanhos e fortes à venda.
Ventos e chuvas intensas
Dados de estações ferroviárias indicam rajadas de vento que chegam a 102 km/h em Caçapava do Sul, 101 km/h em Pinheiro Machado, 97 km/h em Rio Pardo e 94 km/h em Lagoa Vermelha, além de velocidades superiores a 75 km/h em diversas outras localidades, como Santa Rosa, São Luiz Gonzaga, Canela, Bagé e Santo Augusto.
A chuva também foi intensa em muitas cidades, com acúmulos significativos até a manhã desta segunda-feira. Os registros incluem 70 mm em Uruguaiana, 61 mm em Camaquã, 56 mm em Dom Pedrito e Santo Augusto, 54 mm em Canela e 50 mm em Santa Rosa.
Estragos e feridos em Arroio do Tigre
O episódio mais grave ocorreu no município de Arroio do Tigre, na região Centro-Serra do estado. Durante o encerramento do Festival da Cuca, Linguiça e Chopp, um vendaval destruiu parte das instalações do Parque Municipal de Eventos. Parte do telhado do pavilhão de festas desabou, atingindo várias pessoas.
Equipes dos Bombeiros Voluntários e do SAMU foram acionadas para prestar socorro aos feridos. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram cenas de desespero, com pessoas correndo entre os escombros.
A situação segue sob monitoramento, e equipes de emergência trabalham para atender às comunidades afetadas.
Com informações de Metsul Meteorologia
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.