A Prefeitura de Xanxerê concluiu a construção de mais duas importantes bacias de contenção de águas pluviais, ampliando significativamente a capacidade do município para enfrentar períodos de chuvas intensas e reduzir os riscos de alagamentos. As novas estruturas estão localizadas na Linha Passo Trancado e no bairro Colatto e somam-se às já existentes, totalizando uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 270 milhões de litros de água da chuva.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Na Linha Passo Trancado, foi finalizada a segunda bacia de contenção, construída logo abaixo da primeira. Juntas, as duas estruturas têm capacidade para reter até 160 milhões de litros de água. A nova bacia já recebeu a instalação das comportas e, nos próximos dias, será equipada com uma central de monitoramento com câmeras, que permitirá o acompanhamento em tempo real do nível de água durante os períodos de maior precipitação. Nesta etapa final da obra, estão sendo realizados os serviços de remoção de terra e vegetação acumuladas no interior da bacia, além do alargamento das margens para aumentar ainda mais sua capacidade.
Já a bacia do bairro Colatto, localizada nas proximidades do Ecoparque, também está finalizada e tem capacidade para armazenar 20 milhões de litros de água. Com isso, Xanxerê soma, até o momento, as seguintes estruturas de contenção: 2 bacias na Linha Passo Trancado – 160 milhões de litros; 01 bacia no bairro Leandro – 70 milhões de litros; 01 bacia no bairro Colatto – 20 milhões de litros; 01 bacia no Ecoparque – 20 milhões de litros.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, o resultado das obras já é visível. “Tivemos recentemente períodos de chuvas intensas, e mesmo com essas novas bacias ainda em construção, o município não registrou nenhum ponto de alagamento. Isso demonstra claramente a eficácia das ações de contenção realizadas nos últimos anos”, destacou.
Todas as bacias contarão com sistema de monitoramento por estações meteorológicas, com régua de medição de nível e câmeras, permitindo à Defesa Civil e aos demais órgãos de gestão de riscos acompanhar o comportamento das águas em tempo real e agir com mais agilidade em situações de emergência.
Além das bacias, a Prefeitura se prepara para uma nova etapa importante no enfrentamento das enchentes. Em breve, será dada a ordem de serviço para o início das obras de construção do túnel de drenagem pluvial, que cortará a parte central da cidade. A nova estrutura será fundamental para auxiliar no escoamento das águas pluviais desafogando o leito do Rio Xanxerê, aumentando ainda mais a segurança e a infraestrutura urbana do município.
Essas ações integram o conjunto de investimentos da Administração Municipal para fortalecer a capacidade de enfrentamento a desastres naturais e garantir mais segurança à população xanxerense.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.