Digite no mínimo 3 caracteres!
Geral

Xanxerê amplia capacidade de contenção de cheias com novas bacias e reforça sistema de drenagem

As novas estruturas estão localizadas na Linha Passo Trancado e no bairro Colatto e somam-se às já existentes

Por: Alessandra de Oliveira
29/07/2025 16h30 - Atualizado há 3 semanas
Xanxerê amplia capacidade de contenção de cheias com novas bacias e reforça sistema de drenagem

A Prefeitura de Xanxerê concluiu a construção de mais duas importantes bacias de contenção de águas pluviais, ampliando significativamente a capacidade do município para enfrentar períodos de chuvas intensas e reduzir os riscos de alagamentos. As novas estruturas estão localizadas na Linha Passo Trancado e no bairro Colatto e somam-se às já existentes, totalizando uma capacidade de armazenamento de aproximadamente 270 milhões de litros de água da chuva.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Na Linha Passo Trancado, foi finalizada a segunda bacia de contenção, construída logo abaixo da primeira. Juntas, as duas estruturas têm capacidade para reter até 160 milhões de litros de água. A nova bacia já recebeu a instalação das comportas e, nos próximos dias, será equipada com uma central de monitoramento com câmeras, que permitirá o acompanhamento em tempo real do nível de água durante os períodos de maior precipitação. Nesta etapa final da obra, estão sendo realizados os serviços de remoção de terra e vegetação acumuladas no interior da bacia, além do alargamento das margens para aumentar ainda mais sua capacidade.

Já a bacia do bairro Colatto, localizada nas proximidades do Ecoparque, também está finalizada e tem capacidade para armazenar 20 milhões de litros de água. Com isso, Xanxerê soma, até o momento, as seguintes estruturas de contenção: 2 bacias na Linha Passo Trancado – 160 milhões de litros; 01 bacia no bairro Leandro – 70 milhões de litros; 01 bacia no bairro Colatto – 20 milhões de litros; 01 bacia no Ecoparque – 20 milhões de litros.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, o resultado das obras já é visível. “Tivemos recentemente períodos de chuvas intensas, e mesmo com essas novas bacias ainda em construção, o município não registrou nenhum ponto de alagamento. Isso demonstra claramente a eficácia das ações de contenção realizadas nos últimos anos”, destacou.

Todas as bacias contarão com sistema de monitoramento por estações meteorológicas, com régua de medição de nível e câmeras, permitindo à Defesa Civil e aos demais órgãos de gestão de riscos acompanhar o comportamento das águas em tempo real e agir com mais agilidade em situações de emergência.

Além das bacias, a Prefeitura se prepara para uma nova etapa importante no enfrentamento das enchentes. Em breve, será dada a ordem de serviço para o início das obras de construção do túnel de drenagem pluvial, que cortará a parte central da cidade. A nova estrutura será fundamental para auxiliar no escoamento das águas pluviais desafogando o leito do Rio Xanxerê, aumentando ainda mais a segurança e a infraestrutura urbana do município.

Essas ações integram o conjunto de investimentos da Administração Municipal para fortalecer a capacidade de enfrentamento a desastres naturais e garantir mais segurança à população xanxerense.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

VÍDEO: Acix prepara grande evento para comemorar 55 anos

Vai ser um momento para celebrar trajetória e relevância da entidade em Xanxerê

VÍDEO: Canal Ideal conta com novo painel de LED no centro de Xanxerê

Mais visibilidade para a sua marca, dia e noite

AMA de Xanxerê promove roda de conversa sobre direitos das pessoas autistas

Será que você conhece todos os direitos que uma pessoa autista tem?

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.