Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Xanxerê é destaque ao oferecer telemedicina à população desde fevereiro de 2025

Desde a implantação, milhares de atendimentos já foram realizados de forma remota, proporcionando acesso rápido a orientações médicas;

Por: Alessandra de Oliveira
31/07/2025 14h21 - Atualizado há um dia
(Foto: Prefeitura de Xanxerê)
(Foto: Prefeitura de Xanxerê)

Em um cenário nacional onde apenas 10% dos municípios brasileiros oferecem consultas médicas online, Xanxerê se posiciona como referência ao implantar, desde fevereiro de 2025, o serviço de telemedicina em sua rede pública de saúde. A iniciativa tem se mostrado essencial para melhorar a agilidade dos atendimentos, desafogar as unidades de saúde e garantir maior comodidade à população. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Desde a implantação, milhares de atendimentos já foram realizados de forma remota, proporcionando acesso rápido a orientações médicas, receitas e encaminhamentos, especialmente em casos menos complexos. Segundo a secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, o impacto positivo do serviço já é sentido no dia a dia das equipes e dos pacientes. 

A telemedicina é uma excelente estratégia para a gente ampliar o acesso às ações e serviços de saúde. Muitas vezes é um simples procedimento de orientação, uma prescrição de uma receita específica para algum problema de saúde que a população pode ter acesso de forma muito ágil, sem precisar se deslocar até a unidade de saúde e ficar na fila de espera. É um serviço que está contribuindo muito na agilização dos atendimentos”, destaca.

Além disso, os profissionais das unidades de saúde do município têm se empenhado em orientar e auxiliar os pacientes com dificuldade de acesso à tecnologia, garantindo que todos consigam utilizar o sistema com autonomia e segurança. Enquanto o Ministério da Saúde estima que a saúde digital pode reduzir em até 30% o tempo de atendimento no SUS, Xanxerê já colhe os frutos dessa modernização, provando que com planejamento, investimento e apoio comunitário, é possível inovar na saúde pública e promover um atendimento mais eficiente e humano.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

HRSP reúne aproximadamente 500 profissionais da saúde em formação técnica sobre aleitamento materno

O evento foi conduzido pela enfermeira Soninha Silva, referência nacional no tema

Centro de Distribuição de Insumos garante mais dignidade e qualidade de vida à população de Xanxerê

São fornecidas fraldas, suplementos alimentares, fórmulas, insulinas e os insumos necessários para o monitoramento da glicemia, como fitas e lancetas.

Ônibus da Saúde facilita vacinação, consultas e exames no interior de Chapecó

O veículo possui consultórios médico, odontológico e de enfermagem, além de contar com uma sala de vacinas;

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.