Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Xanxerê realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde e convida população para construir propostas para o SUS

O evento acontece no dia 23 de junho das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, no Auditório do Bloco E da UNOESC Xanxerê

Por: Alessandra de Oliveira
02/06/2026 15h12 - Atualizado há 4 dias
Xanxerê realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde e convida população para construir propostas para o SUS

A Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promove no dia 23 de junho de 2026 a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontece das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, no Auditório do Bloco E da UNOESC Xanxerê, e integra a etapa preparatória para a 18ª Conferência Nacional de Saúde.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Com o tema "Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil", a conferência será um importante espaço de diálogo, participação social e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação reunirá usuários do SUS, profissionais da saúde, gestores públicos, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil para discutir os principais desafios e perspectivas da saúde pública. As propostas elaboradas durante o encontro servirão de base para as etapas estadual e nacional da conferência.

Os debates serão organizados em quatro eixos temáticos. O primeiro abordará a relação entre democracia, saúde como direito e soberania nacional, destacando a importância da participação popular na formulação das políticas públicas. O segundo discutirá a necessidade de financiamento adequado e sustentável para o SUS, garantindo recursos compatíveis com as demandas da população.

O terceiro eixo tratará dos desafios impostos pelas emergências climáticas e da importância da justiça socioambiental na promoção da saúde e na prevenção de riscos e desastres. Já o quarto eixo será voltado ao modelo de atenção e gestão do SUS, debatendo estratégias para fortalecer as redes de atendimento, qualificar os serviços e garantir um cuidado integral e humanizado para todos os cidadãos.

A Conferência Municipal de Saúde é considerada um dos principais instrumentos de participação popular na definição das políticas públicas do setor. Por meio dela, a população tem a oportunidade de contribuir diretamente com sugestões e propostas que auxiliam na construção de um sistema de saúde cada vez mais universal, equitativo e de qualidade.

As inscrições para participação já estão abertas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível AQUI.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

TJSC confirma obrigação de Chapecó implantar moradias terapêuticas para pacientes com transtornos mentais

Tribunal confirmou responsabilidade do município na criação de moradias para pessoas com transtornos mentais

Dor nas articulações, cansaço mental e pele envelhecendo antes do tempo — três sinais que seu corpo está pedindo ajuda

A ciência explica por que esses sintomas aparecem juntos, e o que você pode fazer para agir antes que eles virem um problema maior

VÍDEO: vacina contra Influenza está disponível para toda a população em Xanxerê

Qualquer pessoa com mais de seis meses pode ser imunizada

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.