Digite no mínimo 3 caracteres!
Geral

Xanxerê realiza “Mostra Por Elas” e reforça compromisso pelo fim da violência contra a mulher

O evento reforçou a necessidade da união para que o silêncio não seja cúmplice da violência;

Por: Canal Ideal
12/08/2025 09h19 - Atualizado há um dia
(Foto: Prefeitura de Xanxerê)
(Foto: Prefeitura de Xanxerê)

Na noite desta segunda-feira (11), o plenário da Câmara de Vereadores de Xanxerê ficou lotado para a “Mostra Por Elas – Vidas arrancadas pelo silêncio da sociedade”. O evento, alusivo ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, foi promovido em parceria entre Secretaria Municipal de Assistência Social, Procuradoria da Mulher da Câmara e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Oscar Martarello, do presidente da Câmara, Evandro Saibo, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosicler Puerari, da secretária de Assistência Social, Fabiana Mascarello, e da procuradora da Mulher na Câmara, vereadora Fernanda de Oliveira.

Em seu pronunciamento, o prefeito Oscar Martarello destacou a importância da união entre instituições para fortalecer a rede de apoio às vítimas. “Estas mulheres precisam se encorajar a fazer as denúncias. Esse não é um problema individual, é de toda a sociedade, e precisamos estar unidos para apoiar, amparar e proteger”, afirmou.

A secretária Fabiana Mascarello ressaltou que dar voz às mulheres é fundamental para a prevenção da violência. “A violência não é algo para se calar. É preciso coragem para denunciar e impedir que mais mulheres sejam vítimas”, destacou. 

Já a procuradora da Mulher, vereadora Fernanda de Oliveira, reforçou a urgência no enfrentamento. “Nossa comarca é a 14ª em índice de violência contra a mulher. Esse dado não pode ficar na gaveta, é um alerta para agirmos com máxima urgência”, disse.

O presidente da Câmara, Evandro Saibo, elogiou o trabalho das vereadoras Fernanda Oliveira e Luciana Contini na idealização e organização do evento, classificando a noite como um marco no compromisso de conscientização.

A programação contou com dois momentos marcantes. O depoimento de familiares de mulheres assassinadas, vítimas de violência, e uma roda de conversa com representantes da rede de proteção e segurança, que discutiram estratégias de prevenção, acolhimento e enfrentamento.

 Participaram o promotor de Justiça, Marcos Alberton; o delegado regional, Vinícius Buratto Iunes; a cabo Santana, do Programa Rede Catarina PMSC; a supervisora do Creas, Cristiane Golembieski; e a psicóloga Karine Ferronato Preto, da Secretaria de Saúde.

O evento reforçou a necessidade de união entre poder público, órgãos de segurança, entidades e a sociedade para que o silêncio não seja cúmplice da violência e que mais vidas sejam preservadas.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

AMA de Xanxerê promove roda de conversa sobre direitos das pessoas autistas

Será que você conhece todos os direitos que uma pessoa autista tem?

Canal Ideal lança classificados gratuitos com inteligência artificial

Plataforma facilita a compra e venda de produtos entre moradores do Oeste de Santa Catarina

Novos voos nos aeroportos de Chapecó e Correia Pinto têm horários definidos

A ligação do Oeste de Santa Catarina (Chapecó) com Florianópolis representa um significativo avanço para os catarinenses

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.