Digite no mínimo 3 caracteres!
Beleza e Bem-estar -  por Dra. Márcia Ferraz

Além da higiene inadequada: 4 hábitos que prejudicam sua saúde bucal

O velho ditado que a saúde começa pela boca faz muito sentido

Por: Canal Ideal
13/07/2022 16h00 - Atualizado há um ano
Além da higiene inadequada: 4 hábitos que prejudicam sua saúde bucal

Existem diversos hábitos que são os verdadeiros vilões para sua saúde oral e você pode nem saber

A higiene inadequada é um dos principais fatores causadores de problemas dentários, e quando associados aos hábitos que parecem inofensivos, podem ocasionar ou agravar alguns problemas bucais. 

O sorriso é o nosso cartão de visita, afinal, um sorriso saudável e harmônico transmite boas impressões e deixa nossa autoestima lá no alto. Da mesma forma que um sorriso comprometido pode influenciar diretamente nos aspectos psicológicos do paciente, uma vez que interfere na aparência e prejudica a vida social.

O velho ditado que a saúde começa pela boca faz muito sentido. Por meio da mastigação, iniciamos o processo de trituração dos alimentos que auxiliam no processo de digestão. Esse processo faz parte dos princípios básicos para o bom funcionamento do nosso organismo.

Por todos esses motivos podemos afirmar que os cuidados com os dentes são essenciais para a nossa saúde geral, hábitos como escovar os dentes diariamente, passar fio dental, visitar o dentista periodicamente devem fazer parte da nossa rotina.

Pensando nisso, listei 4 hábitos que podem prejudicam os seus dentes e talvez você esteja praticando sem saber. 

1. Consumo exagerado de álcool e tabagismo

Certamente você já ouviu falar que tanto o cigarro quanto o álcool são prejudiciais à saúde. Muito bem, é verdade: ressecamento da mucosa oral, diminuição do fluxo salivar, proliferação de bactérias, câncer bucal e perdas dentárias, são alguns dos problemas gerados pelo exagero dessa combinação álcool-cigarro

Foto: Google
2. Utilizar escovas desgastadas

A escova dentária deve ser trocada a cada três meses. É importante observar o estado da escova, se estiver torta e deformada, é necessário trocar por uma nova, uma vez que a escova deixa de cumprir bem sua função se estiver nesse estado, podendo prejudicar dentes e gengiva, causando sensibilidade, ferimentos e desgastes, e ainda ocasionando exposição dentária. Recomenda-se utilizar escovas de cabeças pequenas, cerdas macias e escovar delicadamente. 

Foto: Google
3. Utilização de palito de dente

Os palitos de dente podem prejudicar mais do que auxiliar na hora da higiene. O uso incorreto pode acarretar em vários problemas dentais, configura alguns deles: retração gengival, retração óssea, remoção das camadas protetoras do dente, além de estimular o crescimento de bactérias. Substitua o palito por fio dental.

Foto: Google
4. Jejum por período prolongado

Ficar várias horas sem comer pode causar um dos mais indesejáveis problemas bucais: mau hálito, isso porque na falta de alimentos nosso organismo busca outras fontes para suprir a necessidade energética, metabolizando moléculas de ácido graxos e oxaloacetato, desencadeando odor desagradável.

Agora que você conhece os principais hábitos que prejudicam seus dentes, invista na sua saúde bucal. Utilize essas informações e adote ações para manter seu sorriso saudável. Não permita que a condição da sua saúde bucal interfira na sua qualidade de vida.

Foto: Google
Fonte: ANA LUIZA PEREIRA Influência da condição da saúde bucal na qualidade de vida dos indivíduos (2010).

______

A coluna Beleza e Bem-estar é escrita pela Dra. Márcia Ferraz (CRO/SC 19384), Cirurgiã Dentista com especialização em Harmonização Orofacial.

Faça contato pelo WhatsApp: (49)9 9829 3905

Siga no Instagram: @dra.marciaferraz 

Veja também

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.