Alimentação e distúrbios ginecológicos, tem alguma relação?
Ingerir alimentos ricos em nutrientes tem papel fundamental na qualidade de vida
Por: Canal Ideal
27/06/2022 17h43 - Atualizado há 2 anos
Muitas mulheres são ou já foram acometidas por algum tipo de distúrbio ginecológico, o que impacta diretamente na qualidade de vida.
Esses distúrbios podem ser classificados como mioma uterino, endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP), ou como disfunções malignas, como os tumores do sistema reprodutor, que causam alterações no fluxo da menstruação, dor pélvica, anovulação crônica, e até infertilidade.
Todos esses distúrbios têm etiologia diferente, porém compartilham algo em comum: Todos os tratamentos requem uma alimentação adequada e um estilo de vida saudável.
Estudos recentes mostram que alguns nutrientes, como as vitaminas D, A, E, o selênio, zinco, e o ômega 3, além de serem excelentes no processo anti-inflamatório, tem funções bem definidas no processo antioxidante, contribuindo com prevenção de diversas doenças.
Onde encontro esses nutrientes?
Ômega 3: Peixes como salmão e atum
Selênio zinco: Nas castanhas e grãos integrais
Vitamina D: Sol
Vitamina A: Ovos
Vitamina E: Óleos vegetais
Além disso, um planejamento alimentar que contenha frutas e vegetais, a diminuição do consumo de carne vermelhas, doces, bebidas alcoólicas e o controle da obesidade são medidas associadas não só à prevenção, mas também como uma estratégia de auxilio no tratamento ginecológico.
Sabemos que uma boa alimentação tem papel fundamental na manutenção dos processos fisiológicos, logo que, uma alimentação deficiente em nutrientes pode trazer inúmeras alterações ao organismo.
A coluna Nutrição Inteligente é escrita por Fabiana Barbieri de Almeida – graduada em Nutrição com especialização em Nutrição Funcional. Siga nas redes sociais: @fabibarbierinutri
É preciso atenção para evitar a desidratação e a perda de massa muscular
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.