Digite no mínimo 3 caracteres!
Beleza e Bem-estar -  por Dra. Márcia Ferraz

Cinco principais cuidados com a pele a partir dos 30 anos

Rugas, flacidez e manchas são os sinais mais comuns nessa fase

Por: Cristine Maraga
10/08/2022 11h00 - Atualizado há um ano
Cinco principais cuidados com a pele a partir dos 30 anos

A pele é o maior órgão do corpo humano, constituído principalmente por derme e epiderme. Com o passar dos anos, essas estruturas sofrem complexas alterações e por serem estruturas de suporte, são responsáveis em manter a aparência jovem da pele.

Cuidar da pele é fundamental em qualquer idade, mas é a partir dos 30 anos que a textura e a aparência do rosto começam a mostrar os primeiros sinais do envelhecimento. 

Rugas, flacidez, manchas, são os sinais mais comuns nessa fase, isso porque a partir dessa idade ocorre a diminuição na produção de colágeno, e todo ano, nosso corpo perde cerca de 1% de colágeno.

Foto: Divulgação/Envato/Canal Ideal 

O que é o colágeno?

O colágeno, é uma proteína produzida pelo nosso corpo, responsável por inúmeras funções como, promover elasticidade da pele, além de manter as células do corpo unidas. Com sua diminuição ocorre uma desordem nas fibras de colágeno ocasionando o envelhecimento da pele.

Radiação solar

Outro fator determinante para o envelhecimento cutâneo é a exposição solar. Os raios ultravioletas são os principais responsáveis pelas alterações cutâneas.

A radiação ultravioleta é subdividida em duas principais, radiação ultravioleta A (UVA), radiação ultravioleta B (UVB). Os UVB são absorvidos principalmente na epiderme, enquanto os UVA conseguem penetrar mais profundamente, a nível da derme.

A ação do sol pode ter efeitos fisiológicos, como manchas na pele, ou patológicos, como na oncogénese epitelial (câncer de pele).

Foto envelhecimento

Caminhoneiro, um lado do rosto exposto a radiação solar durante 28 anos. (Foto: Divulgação/Internet)

Agora que você está munido de informações importantes, vamos aos principais cuidados que você deve ter com a pele a partir dos 30 anos.

1. Fotoproteção

Não é por acaso que a proteção solar está no topo da lista.  Caso você não tenha o hábito de utilizar protetor solar, aproveite os 30 anos para iniciar. 

Além de prevenir PREVINIR O CÂNCER DE PELE, traz vários benefícios como: prevenção contra o envelhecimento da pele, tanto do rosto quanto do colo e do pescoço - além das manchas de sol, rugas, flacidez, promove hidratação da pele, evitando o ressecamento. 

Seu uso diário ajuda a proteger a pele de outros agentes oxidativos e também poluentes que acabam acelerando o processo de envelhecimento da pele.

Ao escolher o protetor solar, lembre-se que deve proteger a derme e epiderme, nesse caso escolha um que tenha tanto proteção UVB, como UVA. Uma sugestão importante é você carregar uma embalagem econômica e reaplicar ao longo do dia.

2. Ingerir bastante água

Foto: Divulgação/Envato/Canal Ideal 


A ingestão de água é essencial para nossa vida, esse líquido atua em todas as células e tem várias funções importantes, é um elemento essencial para a sobrevivência do organismo.

Sua principal contribuição é para o sistema circulatório, o corpo bem hidratado faz com que todas as nossas funções vitais, atuem adequadamente, estimulando a filtragem dos rins, o que permite a liberação das toxinas do corpo, evitando a retenção de líquidos. E o resultado disso é uma pele lisa e saudável.  


3. Boa qualidade de sono  

Enquanto dormimos, a pele se regenera, estimulando a produção de colágeno, além do mais, ter um boa noite de sono previne o estresse, que é um dos causadores do envelhecimento precoce.

4. Rotina de cuidados

  • Lave o rosto de manhã e à noite
  • Nunca durma de maquiagem
  • Hidrate o rosto diariamente
  • Sempre que possível, faça uma limpeza profunda
  • Utilize vitamina C, tópica.

5. Cuidados clínicos preventivos

Existem diversos tratamentos clínicos possíveis de serem empregados para prevenir o envelhecimento, os mais conhecidos são o botox, peelings químicos, microoagulhamento i-PRF, bioestimuladores de colágeno. Mesmo com tantas possibilidades, apenas um profissional qualificado pode dizer qual o melhor para cada caso.

É fato que não deixamos de envelhecer, nem tão pouco interromper esse processo, mas certamente pode retardar ou diminuir os sinais de envelhecimento com hábitos de cuidados diários.

É um privilégio envelhecer, cada fase da vida deve ser celebrada, e você pode celebrar cuidando da sua pele, da sua saúde geral, elevando sua autoestima

Fonte: LOPES., et al COLÁGENO HIDROLISADO NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO, 2019.
LILIANA FILIPA DA FONSECA AFONSO., Estratégias para aumentar a ingestão de água, 2017.

 ______

A coluna Beleza e Bem-estar é escrita pela Dra. Márcia Ferraz (CRO/SC 19384), Cirurgiã Dentista com especialização em Harmonização Orofacial.

Faça contato pelo WhatsApp: (49)9 9829 3905

Siga no Instagram: @dra.marciaferraz 

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.