Na coluna Nutrição Funcional de hoje vamos falar como podemos evitá-la
Por: Cristine Maraga
08/04/2022 15h02 - Atualizado há 2 anos
Celulite, um mal que atinge a maioria das mulheres...todo mundo sabe o que é, mas tecnicamente, o que é a celulite e como podemos evitá-la através da alimentação? É sobre isso que eu vou falar agora…
A celulite é uma inflamação crônica, caracterizada por gordura aprisionada nos tecidos, que torna mais difícil a renovação celular. Essa inflamação reduz as atividades funcionais das células dos tecidos dérmico e subcutâneo, comprimindo vasos sanguíneos e linfáticos e causando não apenas a celulite, como também a deposição de gordura em diversas células, além de acne, flacidez e envelhecimento precoce.
A temida celulite, costuma ter relação com uma combinação de maus hábitos alimentares, sedentarismo e herança genética. Estudos revelam que cerca de 90% das mulheres têm celulite e que destas nem todas têm excesso de peso.
Ela aparece geralmente nas coxas e nas nádegas. Isso acontece devido ao hormônio estrogênio, que faz com que a mulher acumule mais gordura do que o homem, e, à medida que a pele envelhece, ela fica mais fina, tornando a celulite mais evidente.
Outros fatores que favorecem o aparecimento da celulite: falta de atividade física, cigarro, alterações nos processos circulatórios, ingestão excessiva de gorduras saturadas e trans, de alimentos refinados, de produtos industrializados, excesso de sódio e da baixa ingestão frutas e verduras.
A orientação individualizada com o foco em corrigir os desequilíbrios nutricionais é a chave para o tratamento. Esses cuidados agregados a terapias estéticas, inserção de exercícios físicos regulares garantem excelentes e duradouros resultados.
Dica da Nutri
Existem alguns alimentos com potencial anti-inflamatório, como: abacate e azeite de oliva, sardinha, salmão, sementes de linhaça e de chia (gorduras insaturadas) e nas frutas, nas hortaliças, nas leguminosas, e produtos com cereais integrais na composição (carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas e minerais).
Outros compostos bioativos com ação anti-inflamatória podem ser encontrados, em alimentos de cor vermelha (uva, romã, amora-preta, tomate, melancia, goiaba).
Incremente seu cardápio com brócolis e couve-flor e açafrão (excelente ação anti-inflamatória).
Frituras e gorduras saturadas (biscoito recheados, alimentos prontos para o consumo)
Bebidas alcoólicas.
Receitinha
Shot antiaging e anticelulite
1 copo de água de coco 3 morangos 1 fatia de melancia 1 pitada de açafrão 1 pedacinho de gengibre.
Bater tudo no liquidificador. Beber gelado.
Obs: pode substituir a água de coco por 1 copo de chá de cavalinha, que tem ação diurética excelente. Ferve o chá, deixa esfriar e utiliza o líquido no lugar da água de coco.
________ A coluna Nutrição Inteligente é escrita por Fabiana Barbieri de Almeida – graduada em Nutrição com especialização em Nutrição Funcional. Siga nas redes sociais: @fabibarbierinutri
Saiba mais sobre esse alimento versátil, usado tanto em receitas doces quanto salgadas
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.