Sistema tegumentar: o que isso tem a ver com o meu cabelo?
Cada indivíduo é único, por isso a importância de conhecer este processo e sistema.
Por: Canal Ideal
06/07/2022 17h32 - Atualizado há 2 anos
Olá, hoje vamos voltar um pouquinho para as aulas de biologia lá da escola. A pele e seus anexos (pelos, unhas, cabelos, glândulas e receptores sensoriais) formam o sistema tegumentar.
Ele é um sistema grande, envolve todo o organismo e possui funções bem importantes, relacionadas à proteção, formando uma barreira, bem como regulação.
O Sistema tegumentar em relação ao nosso couro cabeludo tem suas especificidades como por exemplo:
MICROBIOTA, que confere a cada indivíduo o seu cheiro natural.
SIMBIOSE, se aproveita dos microrganismos de descamação imperceptível.
DISBIOSE, causadora dos pruridos, descamação, odor, excesso de oleosidade.
É um sistema complexo e muito funcional incluindo o ciclo do folículo piloso (fases do nosso cabelo), tornando-se complexo e único.
Quando desregulado ele confere queda, os gatilhos da Androgenética, efluvios telógenos, psoríase, afinamento de haste, dermatite seborreica entre outras patologias.
Cada indivíduo é único, por isso a importância de conhecer este processo e sistema. O que funciona pra mim, às vezes não funciona pra você, por isso a importância de fazer uma avaliação com um terapeuta capilar de confiança para a realização de um diagnóstico correto.
__ Essa coluna é escrita por Rosane Moresco, que atua no Salão Studio Sempre Bela Endereço: Avenida La Salle, 1069, Edifício Araucária, Bairro La Salle, em Xanxerê. Telefone: (49) 999432021 Instagram: @rosanegmoresco
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.