Parada obrigatória em Treze Tílias, o museu Andreas Thaler retrata a história da colonização na cidade
Por: Canal Ideal
04/12/2021 11h41 - Atualizado há 3 anos
Quando for visitar Treze Tílias, município localizado no oeste de Santa Catarina, é essencial conhecer a história do seu povo. O Museu Andreas Thaler é parada obrigatória e precisa estar no seu roteiro de visitação.
O “castelinho” como é conhecido, está localizado no centro da cidade e possui grande imponência perante as demais edificações pela sua cor em tom terroso e também pela sua arquitetura que se mantém intacta há mais de 80 anos.
Construído em 1936, o museu que hoje é uma das principais referências de Treze Tílias, foi residência da família Thaler, e foi arquitetado por imigrantes austríacos que chegaram ao Brasil juntamente com o ex-ministro da agricultura, Andreas Thaler (por isso o nome).
Com quatro andares e diversos cômodos, no museu está toda a mobília original planejada pela família Thaler, e demais doações feitas pela comunidade. O museu possui em seu acervo, objetos das décadas de 30 e 40, entre pinturas, a escrivaninha de Andreas, o livro de poemas de Wilhelm Weber intitulado Die Dreizehnlinden (“As treze tílias”), muitos documentos, e um grande acervo fotográfico.
Com panelas de ferro, madeira de lei e aquecimento à água, a cozinha foi planejada e feita sob medida pela família Thaler.
A casa se tornou museu em 2011, após o falecimento do filho de Andreas, o qual ainda residia na casa. Após o ocorrido, os sobrinhos se reuniram e decidiram doar a construção para a prefeitura como museu.
Os quatro pavimentos são distribuídos da seguinte maneira:
– Porão: Onde se encontram ferramentas da época utilizadas no plantio e desenvolvimento da região.
– Térreo: Onde está localizada a recepção, escritório, cozinha, e o grande destaque, o Livro de Poesias que deu origem ao nome do município.
– Nos pavimentos superiores ficam os quartos com móveis da época e ainda, muitas fotografias dos antigos moradores e familiares.
– O último pavimento ainda não está aberto para a visitação, por medidas de segurança, e, segundo informações da Guia, após ser feita a instalação de um corrimão, será liberada a entrada de visitantes.
A visita é guiada e com entrada gratuita. Em poucos minutos é possível passar por todos os cômodos da casa e conhecer a história da cidade de Treze Tílias. Para aqueles que gostam de antiguidades e de história, a vontade é morar por ali.
Localização/Contato:
Rua Brasílico C. de Oliveira - Centro / Treze Tílias Fone: (49) 3537 0176
Se você gostou do conteúdo, te convido a acessar a minha página e conhecer mais do meu trabalho.
Conheça São João do Oeste, a capital catarinense da língua alemã
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.