Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

Inicia Júri Popular de Fabiano Kipper Mai, acusado de atentado em creche de Saudades; ACOMPANHE AQUI!

O julgamento ocorre no Fórum de Pinhalzinho. A equipe de jornalismo do Canal Ideal está no local.

Por: Cristine Maraga
09/08/2023 08h14 - Atualizado há 2 anos
Comunidade pede justiça para as cinco vítimas. Foto: João Victor Araújo/Canal Ideal
Comunidade pede justiça para as cinco vítimas. Foto: João Victor Araújo/Canal Ideal

Atualização 10h10: Seis mulheres e um homem compõe o corpo de jurados

O autor dos crimes é acusado pela morte de três bebês e duas professoras, em maio de 2021, numa creche no município de Saudades. Ele também responde por 14 tentativas de homicídio. A sessão começou às 9 horas com o sorteio dos jurados dentre 26 pessoas previamente convocadas. 

Seis mulheres e um homem compõem o conselho de sentença e decidirá o futuro do réu. O julgamento acontece no Salão do Tribunal do Júri do fórum da comarca de Pinhalzinho e é presidido pelo juiz da Vara Única, Caio Lemgruber Taborda.

Após a formação do conselho de sentença, os trabalhos iniciaram com a oitiva de seis vítimas. Momento de muita emoção. Somente após essa oitiva foi liberada a entrada do público que, em poucos instantes, ocupou os 84 assentos disponibilizados. 

O uso do celular durante o júri está proibido. A imprensa também se faz presente em grande número. Este primeiro dia de julgamento será dedicado ainda a oitiva de oito testemunhas de acusação e quatro de defesa. 

Foto: Tribunal de Justiça/Canal Ideal

Algumas testemunhas podem ser dispensadas conforme andamento da sessão. Uma pausa será feita para almoço, ainda sem horário definido. Também não há previsão para o encerramento dos trabalhos nesta quarta-feira. A sessão continuará no dia seguinte e pode se estender até sexta-feira.

As ruas que circundam o fórum estão fechadas, sob forte esquema de segurança. Participaram da operação 12 policiais penais do Núcleo de Operações Táticas (NOT), 17 policiais militares de Pinhalzinho e Chapecó, além de dois bombeiros que prestam atenção integral à sessão.

Atuam na acusação, os promotores de justiça Bruno Poerschke Vieira, Douglas Dellazari, Fabrício Nunes e Julio André Locatelli, com assistência do advogado Luiz Geraldo Gomes dos Santos. Na defesa está o advogado Demetryus Eugenio Grapiglia.

Atualização às 9h15: Fabiano Kipper Mai, acusado pelo atentado, já está no Fórum e os jurados já foram escolhidos

Chove bastante em Pinhalzinho, cidade onde ocorre o julgamento. Um forte esquema de segurança foi montado para garantir que o Júri Popular ocorra de maneira tranquila. No momento, cinco viaturas policiais fazem a segurança em frente ao Fórum. 

O acusado, Fabiano Kipper Mai, chegou ao local do Júri por volta das 8 horas desta quarta-feira (9), escoltado e usando colete à prova de balas. Por meio de uma porta lateral ele foi conduzido ao interior do Fórum. 

Por uma limitação de espaço, apenas dois familiares de cada vítima foram autorizados a acompanhar o julgamento. Na área externa, cartazes e camisetas foram colocados nas grades do Fórum, clamando por justiça às vítimas.

Foto: João Victor Araújo/Canal Ideal 

Neste momento já ocorreu o sorteio dos jurados, conforme informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça. O juiz da Vara Única da comarca de Pinhalzinho, Caio Lemgruber Taborda, preside a sessão e atenderá a imprensa apenas ao final do julgamento. 

 

Relembre quem foram as vítimas do ataque a creche em Saudades. Três crianças e duas funcionárias morreram no ataque a creche:

  • Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, era professora e dava aulas na unidade há cerca de 10 anos
  • Mirla Renner, de 20 anos, era agente educacional na escola
  • Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses
  • Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses
  • Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

Atualização às 8h15: Acusado de atentado em creche de Saudades vai à juri nesta quarta-feira (9)

O julgamento do acusado de cinco mortes e 14 tentativas de homicídio ocorridas em uma creche de Saudades, no Oeste de Santa Catarina, entrenta nesta quarta-feira (09) o julgamento pelos crimes cometidos em maio de 2021. 

A sessão inicia às 8h30, no Fórum da comarca de Pinhalzinho, e pode se estender por três dias. A equipe de jornalismo do Canal Ideal está no local e acompanha o julgamento. 

A comunidade já está chegando ao Salão do Tribunal do Júri. No local, há 64 cadeiras fixas para o público, mas a capacidade foi aumentada em 20 lugares para oportunizar aos moradores o acompanhamento do desfecho de um dos casos mais trágicos de Santa Catarina. 

Dos assentos disponíveis, 49 estão reservados para familiares das vítimas, familiares do réu, convidado do advogado de defesa, Ministério Público, OAB e representantes do município de Saudades. 

Um forte esquema de segurança foi organizado nas redondezas e no interior do Fórum. 

Dinâmica

A sessão inicia às 8h30 com o sorteio dos jurados. Um sorteio prévio, ocorrido no último dia 24 de julho, estabeleceu a lista de 25 jurados mais 10 suplentes. Nesta quarta-feira serão sorteados os sete nomes que formarão o Conselho de Sentença. 

Em seguida, será iniciada a instrução em plenário com a oitiva de seis vítimas, oito testemunhas de acusação e quatro de defesa. É possível que o primeiro dia de julgamento seja dedicado apenas às oitivas em plenário.  

Ao final das oitivas das vítimas e testemunhas, será a vez do interrogatório. Após, o promotor de justiça fará sua explanação por uma hora e meia, mesmo tempo concedido à fala da defesa. O Ministério Público terá mais uma hora caso exerça a réplica. E a defesa pode usar de igual tempo para tréplica. 

Depois, o magistrado se reúne com os jurados, representantes da acusação e da defesa para a votação dos quesitos – perguntas sobre o crime que conduzirão a elaboração da sentença. Essa etapa deve se prolongar por três horas, já que serão aproximadamente 150 questões. A leitura da sentença, na presença do público e de todos que atuaram na sessão, finalizará o júri.

Fabiano Kipper Mai vai à Juri nesta quarta-feira (9). Foto: Roberto Bortolanza/Ndtv

O crime

O agressor foi denunciado por 19 crimes de homicídio entre consumados e tentados. Na manhã do dia 4 de maio de 2021, ele entrou em uma creche no município de Saudades e, com uma adaga - espécie de espada -, golpeou fatalmente duas professoras e três bebês. Outra criança, também com menos de dois anos, foi socorrida a tempo de se recuperar. O processo tramita em segredo de justiça na comarca de Pinhalzinho. 

 

Siga acompanhando o Canal Ideal para ter mais informações sobre o Juri. 

Veja também

Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva e garante proteção à vítima de violência doméstica

A prisão foi motivada pelo fato de que o acusado teria descumprido medidas protetivas de urgência;

Homem é preso para cumprimento de mandado por violência doméstica

O homem se apresentou no Fórum para cumprimento da pena;

Polícia recupera veículo furtado e prende dois homens no Oeste Catarinense

Carro havia sido furtado na noite anterior e foi localizado durante rondas da PM;

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.