Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Alerta: emergência do HRSP registra mais de 240 atendimentos nas últimas 24h e segue com superlotação

O hospital está superlotação em todas os setores do hospital, alas de internação, nas três UTIs e com número altíssimo de atendimentos na Emergência

Por: Alessandra de Oliveira
02/04/2024 13h38 - Atualizado há 6 meses
Alerta: emergência do HRSP registra mais de 240 atendimentos nas últimas 24h e segue com superlotação

O Hospital Regional São Paulo (HRSP), alerta sobre superlotação em todas os setores do hospital, alas de internação, nas três UTIs (Neonatal, Geral e Coronariana) e com número altíssimo de atendimentos na Emergência. Foram registrados 245 atendimentos nas últimas 24h na Emergência, sendo 4% emergências (vermelho); 36% urgências (amarelo); 54% pouco urgente (verde); e 6% não urgente (azul).

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O Coordenador da Emergência do HRSP, Dr. Vinicius de Moraes, afirma que a gravidade dos atendimentos tem aumentado nos últimos dias. 

- Além do alto fluxo de casos leves, também estamos registrando um aumento de casos mais graves, os quais demandam mais tempo de atendimento por parte da equipe médica e enfermagem - esclarece.

Dr. Vinicius também destaca o aumento significativo de procura pela Emergência nos últimos anos. 

- Os atendimentos no período de janeiro a março, cresceram consideravelmente nos últimos anos, sendo que em 2022 tivemos 12.466 atendimentos no período; em 2023 foram 14.575 atendimentos e neste ano de 2024, a Emergência do HRSP registrou 16.271 atendimentos - destaca Dr. Vinícius.

O Diretor Técnico do HRSP, Dr. Mário Augusto Marques, esclarece que o hospital está registrando um volume significativo de atendimentos. 

- Nossa Emergência é porta aberta, isso significa que estamos prontos para atender qualquer pessoa que procure a unidade. No entanto, reforçamos que o serviço de emergência objetiva salvar vidas de pacientes graves, como vítimas de acidentes, infartos e situações que comprometam a continuidade de vida da pessoa. 

Alerta

A direção do HRSP destaca que todos os pacientes que procuram o hospital são atendidos, sempre respeitando a classificação de risco/gravidade. No entanto, a instituição reforça para que sempre que possível, as pessoas procurem um primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e consultórios. “Estamos trabalhando 24h ininterruptas, com muitos pacientes em atendimento nos leitos de observação da Emergência,” afirma Dr. Mário.

Abrangência

O Hospital Regional São Paulo atende casos de urgência e emergência de todos os municípios da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani). Além disso, a instituição é referência em alta complexidade de cardiologia para todo grande Oeste catarinense.

Classificação de risco

Ao chegar na Emergência, todos os pacientes são classificados conforme a gravidade clínica, para acesso à avaliação médica, exames e internação sempre que necessário. O objetivo principal do Acolhimento com Classificação de Risco, é realizar a identificação dos pacientes que precisam ser tratados com prioridade e aqueles que têm condições de aguardar por atendimento com segurança. 

A Classificação de Risco é recomendada pelo Ministério da Saúde e aplicada nos serviços de Urgência em todo o Brasil. A classificação é baseada por cores: 

- vermelho (emergência - paciente precisa de atendimento imediato, não pode esperar); 

- amarelo (urgência - paciente precisa de atendimento rápido, podendo aguardar até que pacientes graves sejam atendidos); 

- verde (pouco urgente - paciente que pode aguardar); 

- e azul (não urgente – paciente pode aguardar ou pode ser encaminhado para outras unidades de atendimento).

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

HRSP promove palestra sobre prevenção de doenças cardiovasculares para idosos no Programa 60+

A cardiologista Dra. Marinês Bertolo Peres conduziu a palestra "Mudanças de Estilo de Vida e Prevenção de Doenças nos Idosos"

HRSP promove XIII Semana de Cardiologia com programação voltada à saúde do coração

Neste ano o Hospital Regional São Paulo celebra 20 anos da habilitação em Alta Complexidade em Cardiologia

Vigilância em Saúde informa que os casos de varicela nas unidades de ensino em Xanxerê são isolados e que a situação está sob controle

Conforme a coordenadoria, o número de infecções tende a aumentar nesta época do ano, na transição entre as estações

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.