O Hospital Regional São Paulo (HRSP), alerta sobre superlotação em todas os setores do hospital, alas de internação, nas três UTIs (Neonatal, Geral e Coronariana) e com número altíssimo de atendimentos na Emergência. Foram registrados 245 atendimentos nas últimas 24h na Emergência, sendo 4% emergências (vermelho); 36% urgências (amarelo); 54% pouco urgente (verde); e 6% não urgente (azul).
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
O Coordenador da Emergência do HRSP, Dr. Vinicius de Moraes, afirma que a gravidade dos atendimentos tem aumentado nos últimos dias.
- Além do alto fluxo de casos leves, também estamos registrando um aumento de casos mais graves, os quais demandam mais tempo de atendimento por parte da equipe médica e enfermagem - esclarece.
Dr. Vinicius também destaca o aumento significativo de procura pela Emergência nos últimos anos.
- Os atendimentos no período de janeiro a março, cresceram consideravelmente nos últimos anos, sendo que em 2022 tivemos 12.466 atendimentos no período; em 2023 foram 14.575 atendimentos e neste ano de 2024, a Emergência do HRSP registrou 16.271 atendimentos - destaca Dr. Vinícius.
O Diretor Técnico do HRSP, Dr. Mário Augusto Marques, esclarece que o hospital está registrando um volume significativo de atendimentos.
- Nossa Emergência é porta aberta, isso significa que estamos prontos para atender qualquer pessoa que procure a unidade. No entanto, reforçamos que o serviço de emergência objetiva salvar vidas de pacientes graves, como vítimas de acidentes, infartos e situações que comprometam a continuidade de vida da pessoa.
Alerta
A direção do HRSP destaca que todos os pacientes que procuram o hospital são atendidos, sempre respeitando a classificação de risco/gravidade. No entanto, a instituição reforça para que sempre que possível, as pessoas procurem um primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e consultórios. “Estamos trabalhando 24h ininterruptas, com muitos pacientes em atendimento nos leitos de observação da Emergência,” afirma Dr. Mário.
Abrangência
O Hospital Regional São Paulo atende casos de urgência e emergência de todos os municípios da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani). Além disso, a instituição é referência em alta complexidade de cardiologia para todo grande Oeste catarinense.
Classificação de risco
Ao chegar na Emergência, todos os pacientes são classificados conforme a gravidade clínica, para acesso à avaliação médica, exames e internação sempre que necessário. O objetivo principal do Acolhimento com Classificação de Risco, é realizar a identificação dos pacientes que precisam ser tratados com prioridade e aqueles que têm condições de aguardar por atendimento com segurança.
A Classificação de Risco é recomendada pelo Ministério da Saúde e aplicada nos serviços de Urgência em todo o Brasil. A classificação é baseada por cores:
- vermelho (emergência - paciente precisa de atendimento imediato, não pode esperar);
- amarelo (urgência - paciente precisa de atendimento rápido, podendo aguardar até que pacientes graves sejam atendidos);
- verde (pouco urgente - paciente que pode aguardar);
- e azul (não urgente – paciente pode aguardar ou pode ser encaminhado para outras unidades de atendimento).
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.