Árvore Pau-Brasil espécie ameaçada de extinção é encontrada no interior de Abelardo Luz
A espécie foi plantada há aproximadamente 35 anos
Por: João Victor Araujo
29/12/2022 10h15 - Atualizado há 2 anos
Foto: Divulgação/Jornal O Falcão
Uma árvore nativa brasileira, o Pau-Brasil (Paubrasilia echinata), foi encontrada em uma propriedade na linha Santa Rosa I, no interior de Abelardo Luz.
O pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica. É uma árvore que pode alcançar até 15 metros e possui galhos com espinhos. A espécie foi plantada há aproximadamente 35 anos, pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que moravam no local.
“Quando é tirado um pedaço da casca, sai uma resina avermelhada, cor de sangue, como mostra na foto. Assisti em um programa de televisão e observei pelo tipo das folhas e flores amarelas, que não se tratava de uma espécie típica da região, mas sim de outras espécies existentes na faixa litorânea que compreende do Rio Grande do Norte até Rio de Janeiro”, disse o morador José Pereira de Lima, dono da propriedade onde a árvore foi encontrada.
Devido à intensa exploração, em 2004 a árvore entrou na lista oficial de espécies da flora ameaçadas de extinção. Hoje se encontra protegida por lei e não pode ser cortada das florestas.
Resina avermelhada é característica da espécie (Foto: Divulgação/Jornal O Falcão)
Espécie histórica
Segundo o artigo “Ibirapitanga: História, Distribuição geográfica e Conservação do Pau-brasil do Descobrimento à Atualidade”, escrito pelo engenheiro agrônomo Yuri Tavares Rocha, doutor em geografia e professor da Universidade de São Paulo (USP), a árvore, durante os primeiros anos da ocupação portuguesa, estava entre as muitas espécies de animais e vegetais que chamaram a atenção dos colonizadores por não existirem na Europa.
O principal motivo para isso foi o interior avermelhado das toras da planta. A madeira podia ser usada para a fabricação de um corante vermelho potente e de alta qualidade. Na época, a tintura nesta cor era difícil de ser obtida, o que dava ao tom um significado de luxo. Assim, os troncos vermelhos logo se tornaram um item cobiçado no mercado europeu e a primeira grande motivação da ocupação portuguesa no Brasil.
A tinta vermelha também tem relação com o nome do país. A árvore era chamada pelos europeus de “Bresil”, segundo Rocha, que quer dizer “vermelho como brasa”. À medida que cada vez mais europeu voltavam ao Velho Continente carregados de “bresil”, à relevância comercial acabou por influenciar o nome de seu território de origem. Foi assim que as terras portuguesas na América ficaram conhecidas como Brasil.
Fonte Jornal O Falcão
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
Di Agazzi recebe convidadas especiais para falar sobre o tema.
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.