Digite no mínimo 3 caracteres!
Justiça

Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e o pedido de prisão preventiva pela PJ foi substituído por tornozeleira eletrônica

Por: Alessandra de Oliveira
24/12/2025 08h02 - Atualizado há 6 dias
Atuação da Promotoria de Justiça resulta em operação policial contra investigado por desvio milionário em Joaçaba

A pedido da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba, foram cumpridos, pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Criminais – DIC de Joaçaba/SC, mandados de busca e apreensão na casa de um servidor público municipal de Joaçaba suspeito de desvio de verbas.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O cumprimento se deu na residência do investigado em Herval d’Oeste. A diligência contou com a presença de um Oficial de Justiça, que acompanhou as equipes policiais para efetivar a instalação da tornozeleira eletrônica e cientificar o investigado pessoalmente sobre as condições e obrigações impostas pelo Poder Judiciário.

No pedido inicial, a Promotoria de Justiça requereu a prisão preventiva, mas a justiça entendeu por determinar apenas o uso da tornozeleira eletrônica. O Promotor de Justiça Douglas Dellazari já estuda recorrer desta decisão para que seja efetivada a prisão do servidor. 

A Promotoria de Justiça recebeu na última semana um Relatório Técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) revelando graves irregularidades na gestão financeira municipal com fortes indícios de desvio milionário de recursos públicos da Prefeitura de Joaçaba praticado pelo servidor efetivo.

A partir dos dados apurados nesse relatório, a 4a PJ formalizou um pedido de medida cautelar, ainda no mesmo dia, na quinta-feira à noite. Dentre as medidas solicitadas, requereu a busca e apreensão e também a prisão preventiva, porque o fato revelou-se gravíssimo, já tendo o servidor até o momento, segundo relatório do TCE, desviado mais de um milhão de reais. A propósito, o valor pode ser muito maior na verdade, pois há indícios de que a prática delituosa tenha se iniciado já em anos anteriores, e não se limitado aos anos de 2024 e 2025.

O Promotor de Justiça Douglas Dellazari afirmou que:

"As circunstâncias que revestem o caso são extremamente graves, reprováveis e com danos colaterais severos. Não apenas pelos valores vultosos ilicitamente apropriados, mas pela manobra ardilosa e de profunda má-fé empregada em prejuízo da coletividade. A lesão ao erário atinge diretamente os cidadãos contribuintes, dada a óbvia redução da verba pública destinada à consecução dos objetivos assegurados pela Constituição Federal, impactando, por exemplo, na aplicação em saúde e educação”.

O Promotor de Justica explica, ainda, que os impactos sociais e financeiros não se limitam à relação estatuária do servidor com o Município, mas transcende à coletividade. “Acreditar que mera cautelar diversa da prisão surtiria o efeito desejado seria admitir que o risco gerado à sociedade é de somenos importância e que o dinheiro público, gerado por todos os contribuintes, pode ser desviado para fins escusos, ilícitos e privados sem a mínima intervenção das autoridades, isto é, um verdadeiro escárnio à sociedade", avalia o Promotor de Justiça.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Acidente envolvendo carro e moto deixa dois feridos no Centro de Ipira

As vítimas da motocicleta, um homem e uma mulher, foram encontradas sentadas às margens da via

Incêndio em carreta carregada com baterias mobiliza Bombeiros na BR-282, no Oeste

Aproximadamente 3 mil litros de água foram empregados no combate ao fogo

Colisão entre motos deixa dois entregadores feridos no Centro de Xanxerê

Um dos motociclistas apresentava suspeita de fratura em membro inferior

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.