As ações inovadoras da Prefeitura de Chapecó foram destaque no Summit Cidades, realizado nesta quarta-feira (20), em Florianópolis, no CentroSul. O prefeito João Rodrigues apresentou os principais avanços da gestão municipal durante palestra no painel de Política e Governança, destacando a modernização dos serviços públicos, integração com startups e investimentos em tecnologia, educação e inclusão social.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
“Estamos unindo inovação com gestão, trazendo soluções criativas e tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Implantamos o pensamento computacional nas escolas, distribuímos 7 mil chromebooks, inauguramos a Escola Cívica de Inovação e colocamos internet gratuita na Praça Coronel Bertaso”, explicou o prefeito.
Outras ações apresentadas incluem a criação dos Centros Tecnológicos de Inovação, Educação e Esporte, conhecidos como Centros Multiuso, que já funcionam nos bairros Esplanada e Efapi. Os espaços oferecem oficinas de robótica, música e artes, além de infraestrutura esportiva compartilhada com a comunidade. Mais duas unidades estão em construção, nos bairros Santo Antônio e na região Norte.
A Cidade do Idoso também foi apontada como exemplo de política pública bem-sucedida, com atividades como hidroginástica, dança, musculação, informática e o projeto Mentes Digitais 60+. A primeira turma de idosos formandos, com 77 participantes, celebra a conclusão do curso nesta quinta-feira (21).
Na área social, Chapecó foi pioneira com o Programa Mão Amiga, voltado ao acolhimento de moradores em situação de rua, e recentemente inaugurou a unidade Acolher Amigo, com alojamento e oficinas profissionalizantes.
Já na segurança, a cidade tem investido em tecnologia, com a aquisição de drones e o robô Cyber Dog, usados em ações de patrulhamento.
Concurso para a Polícia Municipal
Durante o evento, o prefeito também assinou contrato com a FEPESE para a realização de concurso público da Polícia Municipal, que ofertará 40 novas vagas. O edital está previsto para ser publicado nas próximas semanas.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.