Entre os dias 11 a 15 de agosto, Chapecó recebe pesquisadores do Projeto Relatório Nacional sobre Demência no SUS realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com Hospital Alemão Oswaldo Cruz por meio do Proadi-SUS e coordenado pela Professora Doutora Cleusa Pinheiro Ferri.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
O projeto enfrenta desafios importantes para o desenvolvimento do SUS, especialmente relacionados à demografia brasileira, onde a população acima de 65 anos cresceu 57% entre 2010 e 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2023. O aumento da demência, que afeta 1,85 milhão de brasileiros e pode triplicar até 2050, exige planejamento e investimento, conforme o Global Burden of Disease Study (GBD) 2019.
A pesquisa tem como objetivo geral reduzir o impacto da demência no Brasil, através da prevenção, reconhecimento e cuidado das pessoas com demência e seus cuidadores, utilizando o Sistema Único de Saúde (SUS) e Chapecó foi indicada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Santa Catarina para representar o estado.
Como parte integrante do Projeto ReNaDe, há a pesquisa Estratégias para Cuidadores em Demência que é a versão brasileira da START (Strategies for Relatives) criada no Reino Unido, que é baseada em evidências científicas, com eficácia comprovada em diversos estudos clínicos e adaptada à realidade brasileira. Em Chapecó, os Centros de Saúde da Família selecionados para participar da pesquisa, ao serem aplicados os critérios de inclusão, foram CSF Oeste para intervenção e CSF Esplanada para controle.
Até a próxima sexta-feira (15), a equipe de pesquisa formada pelos médicos psiquiatras e psicogeriatras Lucas Martins Teixeira, Andrew Christopher Claro Miguel e Matheus Ghossain Barbosa irá coletar dados para o Projeto, além de realizar um treinamento de 16 horas para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O projeto visa identificar a viabilidade dos ACS se tornarem facilitadores da ESCADA.
Esta etapa se concentra em abordagens individualizadas e direcionadas ao cuidador com vínculo familiar com o paciente portador de demência no ambiente domiciliar, que muitas vezes sofrem sobrecarga significativa, com o objetivo de identificar suas necessidades específicas e oferecer suporte adequado.
O pesquisador Lucas Martins Teixeira reforça a importância do projeto na cidade: “O ReNaDe2 é um projeto dedicado a endereçar soluções para os desafios identificados pelo primeiro Relatório Nacional sobre a Demência. Acreditamos que o projeto ESCADA pode se tornar uma ferramenta importante para aprimorar a assistência aos cuidadores familiares no SUS e ficamos felizes em desenvolver essa pesquisa com a colaboração do município de Chapecó”
A enfermeira coordenadora Adriane Della Betta destaca o privilégio de participar do projeto: “Estamos muito felizes em contribuir para um projeto inovador, é uma grande satisfação termos sido selecionados para participar dessa pesquisa e poder colaborar para a melhoria contínua da saúde e do bem-estar das famílias que atendemos”.
Para a enfermeira Adriana Schmoeller, coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, o projeto fortalecerá ainda mais o trabalho dos profissionais: “Tenho certeza de que o aprendizado adquirido vai fortalecer ainda mais nosso trabalho no cuidado às famílias e contribuir para que Chapecó seja referência em atenção às pessoas com demência e a quem cuida delas”, disse.
O secretário de Saúde, João Lenz, destacou a importância de Chapecó ter sido escolhida para a pesquisa. “A Prefeitura de Chapecó tem se destacado em políticas públicas voltada à Saúde da População, com iniciativas premiadas como o Vacimóvel, Corujões de exames e vacinação, ônibus da Saúde em Movimento e também nas avaliações do Previne Brasil, onde ficou em segundo lugar do país na Atenção Básica entre cidades com mais de 200 mil habitantes. Estamos melhorando processos e a pesquisa vai nos auxiliar com novos conhecimentos para qualificar ainda mais o atendimento ao cidadão”, disse Lenz.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.