Digite no mínimo 3 caracteres!
Polícia

PF deflagra Operação Ouro de Tolo contra fraudes em contratos de penhor da Caixa

O grupo criminoso apresentava joias falsas para obtenção de empréstimos

Por: Aline Caragnatto
31/01/2026 10h00 - Atualizado há 3 dias
PF deflagra Operação Ouro de Tolo contra fraudes em contratos de penhor da Caixa

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (30/1), a Operação Ouro de Tolo, com o objetivo de desarticular grupo criminoso envolvido em fraudes em contratos de penhor junto à Caixa Econômica Federal. 

A investigação teve início em outubro de 2025, a partir de comunicação da área de segurança da Caixa, que identificou indícios de fraude na apresentação de joias falsas utilizadas como garantia em contratos de penhor. 

Com o avanço das apurações e com o apoio da instituição financeira, foram identificados 75 contratos de penhor realizados pelo grupo, todos com o mesmo modus operandi, em diversas agências do Distrito Federal (DF), com prejuízo estimado em mais de R$ 800 mil. 

Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo dois no DF e três na região de Florianópolis/SC. Também foi determinado o bloqueio de bens dos investigados até o limite de R$ 803.833,59. 

De acordo com as investigações, os fraudadores utilizavam peças confeccionadas com outros metais, banhadas a ouro, com o objetivo de enganar os avaliadores da instituição financeira e de obter valores superiores nos contratos de penhor.

As investigações seguem em andamento para apurar a participação de outros envolvidos.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Distrito Federal 

Veja também

Condutor morre ao ser ejetado de veículo após colisão com caminhão em Chapecó

A vítima já estava sem sinais vitais, e o óbito foi confirmado pelo médico do SAMU ainda no local do acidente.

Adolescente é apreendido com drogas e munições de uso restrito em Chapecó

A ocorrência foi registrada durante patrulhamento na Avenida São Pedro, no bairro Pinheirinho, local conhecido pela incidência de tráfico de drogas

Acusado de violência doméstica é preso preventivamente por reincidência nos crimes

Segundo as investigações, o suspeito teria praticado agressões físicas, além de ameaças e danos ao patrimônio da vítima

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.