Alimento ideal para os bebês até os dois anos de idade, o leite materno deve ser a única fonte de nutrição dos recém-nascidos até os seis meses de idade.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
E para suprir essa recomendação do Ministério da Saúde, muitas mães contam com o apoio do Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Oeste, que só existe graças à solidariedade de mulheres que compartilham o alimento, doando o excedente de leite materno para que outros bebês possam receber o melhor alimento.
O banco atua na orientação das mães e atende a demanda interna, em que elas ordenham o leite para seus próprios filhos e, caso tenham leite em excesso, este é encaminhado para realizar a pasteurização, se for uma opção da mulher.
Ainda, na demanda externa, as mães que têm leite excedente realizam a doação ao banco para pasteurização. A enfermeira do banco do HRO, Ana Carla Lermen, reforça que as doações são muito bem-vindas, independentemente do volume. “Segundo o Ministério da Saúde, 1 ml já é suficiente para a refeição de um recém-nascido, conforme o peso. Um litro de leite materno pode alimentar até 10 bebês por dia. Qualquer quantidade de leite já ajuda a salvar vidas”, destaca.
Como doar
A enfermeira Ana Carla explica que, para ser doadora, basta que a mulher, mãe de filhos até dois anos, esteja saudável, não tome nenhum tipo de medicamento ou substância que interfira na amamentação, e tenha uma produção de leite excedente, que garanta a alimentação do seu bebê e que venha a sobrar.
Além disso, é necessário realizar um cadastro no Banco de Leite, levando os documentos pessoais, cartão nacional do SUS, caderneta de gestante e de vacinas do recém-nascido. Lá, é feita uma consulta e são coletados exames de laboratório.
O processo é rápido e simples. “A abertura de cadastro não é burocrática, demora em torno de 40 minutos a 1 hora. A doação de leite, se a mãe quiser estar fazendo no banco de leite, dura em torno de 15 minutos”, destaca a enfermeira.
Já as doadoras externas levam o material para casa e fazem a coleta de leite por 10 dias, depois entregam o mesmo congelado no Banco de Leite, onde ele será pasteurizado para aumentar sua validade.
Banco de leite do HRO
Desde março de 2023, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Oeste (HRO) credenciado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) já:
- Captou mais de 1.100 litros de leite humano;
- Beneficiou mais de 460 recém-nascidos da região Oeste de Santa Catarina, internados na UTI neonatal, UTI pediátrica e UCINCO.
Atendimento: Todos os dias, das 7h às 19h.
Informações e contato: (49) 3321-6576 (telefone e WhatsApp)
Comemoração
Para comemorar o Dia de Doação de Leite Humano (19/05) e reconhecer a importância das doadoras, que são fundamentais para o funcionamento do serviço, o Banco de leite realiza nesta segunda-feira (19), um evento alusivo à data.
O encontro contará com coffee break e homenagem às doadoras.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.