Digite no mínimo 3 caracteres!
Cotidiano

Fóssil de dinossauro com mais de 233 milhões de anos é encontrado após chuvas no Rio Grande do Sul

Ossos foram encontrados no interior de São João do Polêsine, na Região Central do estado gaúcho

Por: João Victor Araujo
17/07/2024 09h47 - Atualizado há um ano

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) encontraram um fóssil de dinossauro parcialmente exposto em um sítio fossilífero no interior de São João do Polêsine, na Região Central do Rio Grande do Sul. O achado está associado às chuvas de maio, que provocaram as enchentes.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa) da universidade coordena os estudos. Os pesquisadores afirmam que o espécime tem cerca de 233 milhões de anos, sendo um dos dinossauros mais antigos do mundo.

"Vão ser justamente esses fósseis que ajudarão a gente a entender a origem dos dinossauros. E esse aí é um deles, ele vai ajudar, certamente, a gente a entender um pouco mais sobre esse momento, porque ele está entre os dinossauros mais antigos do mundo", afirma o paleontólogo Rodrigo Temp Müller, que liderou as buscas.

As escavações duraram quatro dias e ocorreram no final de maio. Após extraírem a rocha com o fóssil, os pesquisadores tiveram a dimensão de que se tratava de um dinossauro quase completo, com cerca de 2,5 metros de comprimento.

A região onde foi encontrado o fóssil está associada ao período Triássico, que é o primeiro da Era Mesozoica. No início desse período, o ecossistema se recuperava de uma extinção massiva e remonta à origem dos primeiros dinossauros.

Após terminarem o trabalho no laboratório, os pesquisadores vão investigar se o espécime encontrado já é conhecido ou se um novo dinossauro foi descoberto. Essa etapa deve ser finalizada ainda este ano.

Além do esqueleto fossilizado quase completo, os paleontólogos também encontraram fósseis de animais anteriores aos mamíferos, mais fragmentados, em outros municípios da região, como Faxinal do Soturno, Agudo, Dona Francisca e Paraíso do Sul.

Fonte: g1.com

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Deolane Bezerra é presa em operação contra lavagem de dinheiro ligada ao PCC

Investigação aponta depósitos suspeitos e movimentações financeiras atribuídas a integrantes da facção criminosa

Caso de mais de 400 gatos em apartamento mobiliza protetoras e veterinários em Concórdia

Animais apresentam sinais de desnutrição e problemas de saúde

Neve, geada, sincelo e chuva congelada: entenda os fenômenos do frio extremo em SC

Com temperaturas negativas e primeiro registro de neve de 2026, fenômenos típicos do inverno voltam a atingir a Serra Catarinense

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.