GAECO catarinense apoia GAECO do Paraná e PM em operação que investiga suspeita da participação de policiais militares em esquema criminoso
Foram cumpridos mandados nos municípios de Barracão, Pranchita, no Paraná e em Dionísio Cerqueira, no extremo Oeste de Santa Catarina.
Por: Alessandra de Oliveira
15/05/2025 10h55 - Atualizado há 2 dias
O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã desta quinta-feira (15), uma operação com o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, oito de busca pessoal e dois de prisão temporária nos municípios de Barracão, Pranchita e Dionísio Cerqueira (SC). As ordens judiciais foram autorizadas pelo Juízo da Auditoria da Justiça Militar.
A operação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina, uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
A investigação apura possíveis crimes de associação criminosa, corrupção passiva, peculato e prevaricação supostamente praticados por dois policiais militares lotados no Pelotão de Barracão, no Sudoeste do estado.
As investigações, iniciadas em 2024, demonstraram que os policiais militares, em conjunto com empresários e outros civis da região, teriam estabelecido uma associação criminosa para a cobrança de valores de pessoas envolvidas com contrabando e descaminho de produtos oriundos da Argentina. O esquema funcionava de modo que aqueles que pagavam os valores solicitados não tinham suas cargas apreendidas e eram informados sobre eventuais operações policiais em andamento. Constatou-se ainda que, em algumas oportunidades em que houve apreensões de produtos pelos agentes policiais, parte da carga teria sido desviada em proveito próprio.
Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos diversos documentos e equipamentos eletrônicos que serão periciados no curso das investigações.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
Após as devidas orientações repassadas pela guarnição, o atendimento no local foi encerrado
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.