Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Mãe e filho contaminados por chikungunya e dengue são atendidos pelas equipes de saúde em Xanxerê

O caso de chikungunya é o quinto registrado no município desde o início do ano. Já o de dengue, é o primeiro a ser registrado em 2026

Por: Alessandra de Oliveira
05/02/2026 11h44 - Atualizado há um semana
Mãe e filho contaminados por chikungunya e dengue são atendidos pelas equipes de saúde em Xanxerê

A Secretaria de Saúde de Xanxerê, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou novos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os registros indicam uma mãe, contaminada com Chikungunya, e o filho, que contraiu dengue. Eles residem na mesma casa na Linha Serrinha, interior do município. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A mãe, com 33 anos de idade, começou a apresentar os sintomas no dia 26 de janeiro. Já o filho, de oito anos, apresentou sintomas a partir do dia 28. Ambos realizaram exames e acompanhamento médico junto às equipes de saúde do município e apresentaram melhoras nos últimos dias. 

O caso de chikungunya é o quinto registrado no município desde o início do ano. Já o de dengue, é o primeiro a ser registrado em 2026. Ao todo, o município conta atualmente com 59 focos do mosquito Aedes aegypti

A Vigilância Epidemiológica reforçou a atenção para a região do município em que eles residem, com o objetivo de evitar a proliferação das arboviroses. Nesta quinta-feira (05), agentes de endemias realizam a vistoria da área, detectando possíveis focos, orientando a população e realizando a limpeza e aplicação de larvicidas. 

No final da tarde, horário em que esta espécie de mosquito atinge um pico de atividade, será aplicado inseticida nas casas e espaços da região, buscando eliminar os mosquitos contaminados. As equipes também reforçam a importância dos cuidados da população, que deve manter caixas de água tampadas, garantir a destinação correta de objetos, como pneus e garrafas plásticas e verificar o escoamento de calhas e lajes.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Secretaria de Saúde de Xanxerê implanta novo sistema para enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti

Esta estratégia faz parte de uma série de ações realizadas com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito

Secretaria de Saúde de Xanxerê confirma novo caso de dengue e Chikungunya

Equipes já estão realizando o bloqueio de transmissão e controle do vetor nos dois bairros.

Santa Catarina registra alta nos casos de dengue em 2026 e amplia alerta epidemiológico

Estado contabiliza mais de 2 mil casos prováveis e foco do mosquito Aedes aegypti em quase 200 municípios

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.