Digite no mínimo 3 caracteres!
Agro

Mais casos suspeitos de gripe aviária são registrados no Oeste de SC

O caso suspeito mais recente foi identificado em Concórdia nesta quinta-feira (22)

Por: Alessandra de Oliveira
22/05/2025 13h47 - Atualizado há 21 horas
Mais casos suspeitos de gripe aviária são registrados no Oeste de SC

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga um novo caso de gripe aviária em Santa Catarina. A suspeita, divulgada pelo painel de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN) na manhã desta quinta-feira (22), foi registrada em Concórdia, no Oeste catarinense, em uma galinha doméstica criada em uma propriedade de subsistência. O caso se junta a outros dois ainda em investigação no Estado. A prefeitura de Concórdia ainda não se manifestou.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

O primeiro caso suspeito de gripe aviária em Santa Catarina foi registrado em Ipumirim, no Oeste, em uma granja comercial. Este, segundo anúncio oficial do município, foi descartado. O segundo caso suspeito foi em Garopaba, no Sul, em um quero-quero, animal silvestre de vida livre. A terceira suspeita foi divulgada ainda na noite de quarta-feira (21), também em uma galinha doméstica criada em uma propriedade de subsistência, em Chapecó, no Oeste.

O Mapa e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) só divukgaram o resultado do caso de Ipumirim. Além de quatro casos em Santa Catarina, o Mapa investiga outras sete suspeitas de gripe aviária espalhadas pelo Brasil: Triunfo (RS), Derrubadas (RS), Gaurama (RS), Angélica (MS), Salitre (CE), Aguiarnópolis (TO) e Eldorado do Carajás (PA).

Casos em aves silvestres e em aves de subsistência, que não sejam os notificados em granjas comerciais, estão acontecendo no Brasil desde 2023.

Vejas as cidades de SC com casos suspeitos de gripe aviária

Ipumirim (Oeste) – suspeita em granja comercial

Garopaba (Sul) – suspeita em animal silvestre

Chapecó (Oeste) – suspeita em animal de subsistência

Concórdia (Oeste) – suspeita em animal de subsistência

SC reforça segurança 

Os casos suspeitos em Santa Catarina surgem após a confirmação de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15). Desde então, o Estado proibiu a entrada de aves e ovos de 12 municípios do estado gaúcho, em função da declaração de emergência publicada pela portaria MAPA nº 795.

O veto se aplica às cidades gaúchas de Cachoeirinha, Canoas, Capela Santana, Esteio, Gravataí, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo.

A Secretaria e a Cidasc consideram o momento de atenção máxima, por conta da relevância econômica e social da avicultura para Santa Catarina. Novas medidas podem ser anunciadas pela Cidasc conforme a evolução do cenário, com o intuito de proteger a avicultura catarinense.

Fonte: NSC Total

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Suspeita de gripe aviária é investigada no Oeste de SC, e estado proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis de cidades do RS

Suspeita ocorre na criação comercial. No país, são dois casos confirmados e seis em investigação.

VÍDEO: Alunos da Escola São Caetano participam de Dia de Campo

A Escola São Caetano, localizada na Linha Cambuizal, interior de Xanxerê, promoveu um Dia de Campo com foco em aprendizado prático.

Mais de 200 agricultores são atendidos com serviço de silagem em Abelardo Luz

Foram colhidos cerca de 600 hectares de milho para silagem

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.