A Secretaria de Saúde de Concórdia confirmou neste sábado (3) um caso de meningite bacteriana em uma criança de 4 anos, estudante da turma do Pré I da Escola Nações. A paciente está internada, mas apresenta quadro de saúde estável. Por se tratar de uma doença grave e altamente contagiosa, especialmente por vias respiratórias, todas as pessoas que tiveram contato próximo com a criança estão recebendo acompanhamento médico e tratamento preventivo.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
A equipe da Vigilância Epidemiológica agiu de forma imediata. Ainda no sábado, alunos e professores da turma afetada foram atendidos no Posto de Retaguarda do bairro Guilherme Reich e receberam medicação profilática. Segundo a enfermeira Mônica Pivotto, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Concórdia, a medida é padrão em casos como este e o antibiótico administrado é seguro.
De acordo com Mônica, a criança apresentou inicialmente sintomas gripais, como febre, dor de cabeça e dores no corpo, sendo internada na sexta-feira (2). A enfermeira alerta que os sintomas da meningite podem ser confundidos com os de outras doenças, mas sinais como rigidez na nuca e o surgimento de manchas vermelhas na pele (petequias) devem ser considerados de atenção máxima. “Ao menor sinal, é essencial buscar atendimento médico imediato”, reforça.
A origem da infecção ainda não foi identificada, já que a criança não tem histórico recente de viagens. “A bactéria pode se desenvolver a partir de infecções comuns, como de garganta ou ouvido, ou por contato direto com alguém contaminado”, esclarece Mônica.
O secretário de Saúde, Rudi Zanella, assegurou que todas as ações de contenção estão sendo tomadas. “Todos os contatos diretos já estão medicados e estão sendo monitorados pelas equipes de saúde”, afirmou.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.