Digite no mínimo 3 caracteres!
Economia

Posto de combustíveis de Jaraguá do Sul é autorizado pela Justiça a funcionar sem frentista

A sentença é uma das primeiras com o teor no país

Por: Canal Ideal
10/05/2022 10h47 - Atualizado há 3 anos
Ilustração: Canal Ideal
Ilustração: Canal Ideal

Uma empresa de postos de combustíveis de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, conseguiu autorização para realizar o serviço de abastecimento “self service”, sem precisar de frentistas. No dia 2 de maio, a sentença foi divulgada pela Justiça Federal e é uma das primeiras com teor no país.

O autosserviço em postos no Brasil é proibido pela Lei Nº 9.956, aprovada em janeiro de 2000. Caso o estabelecimento descumpra a lei, pode ter que pagar multa ou até mesmo ser fechado.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Na ação, a empresa de Jaraguá do Sul alegou ter dificuldade para contratar frentistas por falta de interessados na vaga e afirmou que o autosserviço já é permitido na recarga de veículos elétricos.
Sentença

De acordo com a Justiça Federal, o magistrado considerou que notas técnicas do Ministério de Minas e Energia demonstram que o requisito de “alto risco” não está presente na atividade de frentista, para justificar essa restrição no autosserviço.

Segundo a decisão, a empresa deve sujeitar-se “à eventual regulamentação sobre o autosserviço nos postos de combustíveis que vier a ser estabelecida pelos órgãos competentes, independentemente do resultado final deste processo”.

Informações g1

Veja também

Confira a lista de mais de 690 produtos que não serão taxados pelos EUA

Entre as exceções estão produtos como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis

Prefeitura de Xaxim lança PREFIX 2025 para facilitar regularização fiscal da população

Os contribuintes interessados podem procurar o setor de Tributação da Prefeitura para aderir ao programa e obter mais informações

Dólar recua a R$ 5,48 e ignora tensão no exterior; Bolsa fecha em queda leve

Bolsa recua 0,18% e volta a ficar abaixo dos 137 mil pontos

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.