Prefeito tem mandato cassado e município pode ter novas eleições em SC; saiba qual
A cassação foi motivada por irregularidades eleitorais cometidas pela chapa eleita em 2024
Por: Canal Ideal
24/06/2025 19h27 - Atualizado há um mês
Foto: Divulgação
O prefeito de Itapema, Carlos Alexandre de Souza Ribeiro, conhecido como Xepa, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. A decisão, assinada pelo juiz eleitoral Luciano Fernandes da Silva, também alcança o vice-prefeito Eurico Osmari e determina a realização de novas eleições diretas no município, assim que a sentença transitar em julgado.
A cassação foi motivada por irregularidades eleitorais cometidas pela chapa eleita em 2024, conforme julgamento parcial de uma ação movida na Justiça. A sentença também tornou Xepa inelegível por oito anos, com base no artigo 22 da Lei Complementar nº 64/1990, o que o impede de disputar qualquer cargo eletivo até 2032.
Com base no artigo 224, parágrafo 3º, do Código Eleitoral, a cassação da chapa implica a convocação de eleições diretas para prefeito e vice-prefeito. No entanto, tanto Xepa quanto Eurico ainda podem recorrer da decisão.
A medida deve provocar movimentações políticas intensas em Itapema, que poderá retornar às urnas em breve para eleger uma nova administração municipal. As informações são do CLIC RDC.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
O evento reforçou a necessidade da união para que o silêncio não seja cúmplice da violência;
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.