Digite no mínimo 3 caracteres!
Agro

Santa Catarina registra desvalorização no preço pago ao produtor da banana-caturra

Entre janeiro e fevereiro de 2025, o mercado de bananas em Santa Catarina apresentou uma queda de 22,7% nos preços pagos ao produtor

Por: Redação
18/03/2025 16h58 - Atualizado há um semana
Foto: Aires Maraiga / Epagri
Foto: Aires Maraiga / Epagri

Entre janeiro e fevereiro de 2025, o mercado de bananas em Santa Catarina apresentou uma queda de 22,7% nos preços pagos ao produtor da banana-caturra devido ao aumento da oferta. Por outro lado, a banana-prata registrou uma valorização de 2,8%, impulsionada pela melhoria na qualidade da fruta e pelo aumento da demanda. Esses dados estão no Boletim Agropecuário de março, publicação mensal do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) que reúne informações conjunturais das safras e dos mercados dos principais produtos agropecuários do Estado

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP 

De acordo com analista de socioeconomia e desenvolvimento rural da Epagri/Cepa, economista Rogério Goulart Júnior, neste ano a banana-caturra apresentou um aumento de 17% na produção em relação ao ano anterior, com estimativa de 626 mil toneladas de variedade a ser colhida. “Com o aumento da oferta ocorreu uma desvalorização nos preços pago aos produtores nestes dois primeiros meses de 2025, chegando a mais de 50% em relação ao ano anterior, que apresentou menor oferta. Porém, mesmo diante deste cenário o fruticultor está conseguindo manter a margem adequada, pois apesar do preço da fruta estar baixo o produtor está ganhando na quantidade vendida, ”explica Rogério.

Já a banana-prata, entre janeiro e fevereiro deste ano, apresentou os preços valorizados mesmo com o aumento estimado de 15% na produção, totalizando 138 mil toneladas no estado. “Isso ocorreu devido à melhoria da qualidade da fruta em função dos tratos culturais e o aumento na demanda sazonal com a volta às aulas, já que a variedade é um dos principais itens da alimentação escolar”, afirma o analista.

Mercado da banana em março

Rogério complementa que no mês de março a expectativa é de desvalorização nos preços ao produtor em torno de 1,5% com o aumento da oferta da banana-caturra e de valorização da banana-prata em 8,1%, devido à melhoria na qualidade por conta das temperaturas mais amenas nas regiões produtoras. 

Conforme o analista, as expectativas da banana-caturra para o mês de março são de redução dos preços, porém com uma queda menor que nos meses anteriores. “Já com a banana-prata os preços devem continuar estabilizados com pequena tendência de alta no valor pago ao produtor”, comenta o economista. 

No mercado nacional, as bananas-nanica e prata apresentam tendência de desvalorização das cotações nos próximos meses com perspectiva de aumento na oferta e demanda. No comparativo de safras de 2023/24 e 2024/25, a estimativa é de aumento de 16,8% na produção de banana (764,1 mil toneladas) em relação à da safra anterior (653,9 mil toneladas) com acréscimo de 2,6% na área em produção, passando para 28,4 mil hectares. 

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Mais de 200 agricultores são atendidos com serviço de silagem em Abelardo Luz

Foram colhidos cerca de 600 hectares de milho para silagem

Santa Catarina ganha um retrato inédito do agronegócio com o lançamento do Mapa do Agro

Estudo inédito detalha os números do agronegócio, além de seu impacto e evolução na última década

Dia Nacional do Mel: Santa Catarina é responsável por cerca de 6,5% da produção no Brasil

De origem animal, o mel precisa ser inspecionado, portanto o consumidor deve procurar na embalagem o selo de inspeção sanitária

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.