Digite no mínimo 3 caracteres!
Agro

Suspeita de gripe aviária é investigada no Oeste de SC, e estado proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis de cidades do RS

Suspeita ocorre na criação comercial. No país, são dois casos confirmados e seis em investigação.

Por: Alessandra de Oliveira
19/05/2025 09h51 - Atualizado há um dia
Suspeita de gripe aviária é investigada no Oeste de SC, e estado proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis de cidades do RS

Um caso suspeito de gripe aviária na produção comercial é investigado em Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina. A informação consta no mapa do Ministério da Agricultura e Pecuária, atualizado diariamente, e foi confirmada pelo município nesta segunda-feira (19). No total, são dois casos confirmados e seis sob investigação em todo o país. Veja abaixo:

Dois casos confirmados

Montenegro (RS) granja comercial

Sapucaia do Sul (RS) zoológico, cisnes morreram

Seis suspeitos (em investigação, amostras coletadas em análise)

Ipumirim (SC) - granja comercial

Aguiarnópolis (TO) - granja comercial

Triunfo (RS) - produção familiar para subsistência

Gracho Cardoso (SE) - produção familiar para subsistência

Salitre (CE) - produção familiar para subsistência

Nova Brasilândia (MT) - produção familiar para subsistência 

Santa Catarina também proibiu a entrada de aves vivas e ovos férteis provenientes de 12 municípios do Rio Grande do Sul após a confirmação de um foco de gripe aviária no estado vizinho. A medida foi confirmada em uma nota técnica divulgada pelo governo catarinense neste domingo (18).

A proibição cita a necessidade de adoção de medidas imediatas de contenção, mitigação e prevenção à disseminação da doença.

Santa Catarina é o único estado do Brasil que faz divisa com o Rio Grande do Sul. Veja as cidades onde há veto para a entrada dos ovos e aves, conforme a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc):

Cachoeirinha

Canoas

Capela Santana

Esteio

Gravataí

Montenegro

Nova Santa Rita

Novo Hamburgo

Portão

São Leopoldo

Sapucaia do Sul

Triunfo

"Está autorizado o ingresso em Santa Catarina de produtos de origem animal de aves, oriundos do Rio Grande do Sul, exceto ovos comerciais provenientes dos municípios citados anteriormente, que compõem a zona de contenção do foco", cita o governo catarinense em nota.

O que disse o governo de SC

Em um comunicado nesta segunda-feira (19), a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, afirmou que o órgão foi até o local da suspeita, fez exames e encaminhou as amostras ao governo do estado. A entidade afirmou ainda que aguarda o resultado.

"No momento em que falamos de gripe aviária, houve esse chamado no município de Ipumirim, a Cidasc foi lá, avaliou os sintomas das aves e cumpriu o protocolo que é coletar as amostras e enviar para o laboratório do Ministério da Agricultura. Estamos ainda aguardando os laudos", disse.

Fonte: g1.sc

Veja também

VÍDEO: Alunos da Escola São Caetano participam de Dia de Campo

A Escola São Caetano, localizada na Linha Cambuizal, interior de Xanxerê, promoveu um Dia de Campo com foco em aprendizado prático.

Mais de 200 agricultores são atendidos com serviço de silagem em Abelardo Luz

Foram colhidos cerca de 600 hectares de milho para silagem

Santa Catarina ganha um retrato inédito do agronegócio com o lançamento do Mapa do Agro

Estudo inédito detalha os números do agronegócio, além de seu impacto e evolução na última década

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.