A semana começa com reforço das instabilidades climáticas em Santa Catarina, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, principalmente nas regiões litorâneas. O alerta foi divulgado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, devido à atuação de uma baixa pressão próxima à costa entre esta segunda-feira (29) e terça-feira (30).
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Nesta segunda-feira (29), os temporais devem se intensificar a partir da tarde, com chuvas volumosas em curto período de tempo. O risco é considerado muito alto para o Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul, especialmente entre o meio da tarde e o início da noite.
Diante do cenário, a Defesa Civil reforça o alerta para que a população não atravesse áreas alagadas, seja a pé ou de veículo. Mesmo lâminas de água aparentemente rasas podem esconder correntezas, buracos, bueiros abertos e causar arrastamento, colocando vidas em risco.
Na terça-feira (30), o tempo segue instável em todo o estado, com nova condição para temporais. As áreas litorâneas, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, continuam com risco muito alto para ocorrências associadas às chuvas intensas.
Volumes elevados de chuva
Entre segunda e quarta-feira, os acumulados podem variar entre 150 e 200 milímetros, com pontos isolados registrando volumes ainda maiores. Com isso, aumenta significativamente o risco de deslizamentos, sobretudo em áreas onde a chuva ocorrer de forma persistente.
No Grande Oeste e nos Planaltos, o risco varia de moderado a alto. Nessas regiões, as chuvas devem ocorrer de forma mais isolada, concentradas entre as tardes e noites, mas ainda com potencial para causar transtornos pontuais.
A Proteção e Defesa Civil orienta que a população acompanhe os alertas meteorológicos oficiais e adote medidas de autoproteção, evitando deslocamentos durante os períodos de maior intensidade da chuva.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.