Recentemente, tem circulado pelas redes sociais uma suposta notícia de que o Serasa foi condenado a pagar R$ 30 mil a pessoas afetadas pelo vazamento de dados. No entanto, é importante esclarecer que essa informação não é verdadeira.
O que está por trás dessas postagens são páginas falsas que visam coletar dados pessoais dos usuários. Na maioria dos casos, essas páginas utilizam artifícios para simular matérias de portais de notícias, alegando que o Serasa foi condenado a pagar uma indenização considerável aos usuários prejudicados pelo vazamento de dados.
Ao clicar em links ou botões nessas postagens, os usuários são redirecionados para sites fraudulentos que imitam o formato de portais de notícias. Lá, são solicitadas informações pessoais, como número de CPF, sob a falsa promessa de verificar a elegibilidade para receber a indenização.
Entretanto, é importante salientar que há um processo contra a Serasa Experian, movido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Proteção de Dados Pessoais, Compliance e Segurança da Informação (Instituto Sigilo), com coautoria do Ministério Público Federal (MPF). No entanto, este processo, ainda não foi concluído e até o momento, não houve determinação judicial para o pagamento de qualquer quantia.
Diante desse cenário, a Dra. Cinthia Magrini, advogada especialista em Direito Bancário e Previdenciário, oferece algumas orientações para que os consumidores evitem cair em golpes:
Desconfie de Promessas Milagrosas: Se você se deparar com notícias ou propagandas que oferecem indenizações substanciais em razão de vazamento de dados, desconfie. Verifique a fonte da informação e consulte veículos de comunicação confiáveis.
Cuidado ao Compartilhar Dados Pessoais: Não compartilhe seu número de CPF ou outras informações pessoais em sites ou páginas da internet que pareçam suspeitos. Isso pode expô-lo a riscos de fraude e golpes.
Procure Orientação Profissional: Se você teve seus dados vazados e está em busca de orientação sobre seus direitos e possíveis medidas a serem tomadas, procure um advogado especializado em direito do consumidor. Esse profissional poderá oferecer o suporte necessário para lidar com a situação de forma segura e assertiva.
Lembre-se sempre de estar atento e cauteloso ao navegar na internet e ao compartilhar informações pessoais. Sua segurança e privacidade são fundamentais.
______________________
Esta coluna é escrita pela advogada Cinthia Naissara Magrini - OAB/SC 51965
Especialista em Direito Bancário e especialista em Direito Previdenciário, Secretária da Comissão Nacional de Direito Bancário (Gestão 2023/2024), Membro da Comissão Nacional de Direito Processual Civil da ABA, na Gestão 2024/2025, Membro da Comissão de Direito Bancário da OAB/SC (gestão 2023/2024) e Membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SC (gestão 2023/2024), Membro Efetivo da Associação Nacional de Advogados de Direito Digital.
Instagram: cinthiamagrini.advogada