Digite no mínimo 3 caracteres!
Polícia

Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher!

Campanhas e atendimento especializado marcam o Agosto Lilás, reforçando a importância da Lei Maria da Penha e do combate à violência;

Por: Alessandra de Oliveira
04/08/2025 11h22 - Atualizado há 19 horas
Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher!

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher, o mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás, iniciativa nacional que visa promover a prevenção, o acolhimento e o enfrentamento às múltiplas formas de violência de gênero.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

Criado em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, o movimento busca reforçar os canais de denúncia, ampliar o debate público e oferecer suporte a vítimas. Durante todo o mês, estados e municípios promovem uma série de ações, como palestras, rodas de conversa, capacitações de profissionais da rede de atendimento, além de campanhas nas mídias sociais.

Segundo a Lei Maria da Penha (Lei 11340/2006), configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe causa morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial no âmbito da unidade doméstica, familiar ou em qualquer relação íntima de afeto, no qual o agressor convida ou tenha convivido com a ofendida, independente de viverem na mesma casa.

Toda mulher que é vítima de violência tem o direito de ser acompanhada pela Rede Catarina da PMSC, bem como solicitar uma medida protetiva de urgência, podendo utilizar o Botão do Pânico, para acionar uma viatura de forma mais rápida.

Para denunciar casos de violência contra a mulher, ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 em casos de emergência.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Suspeita de cometer homicídio registrado em Abelardo Luz se entrega à polícia

De acordo com as testemunhas ouvidas, a suspeita e a vítima se conheceram naquele dia e juntos ingeriram grandes quantidades de bebida alcoólica.

Incêndio atinge aviário no interior de Itapiranga durante a madrugada

A edificação, que estava prestes a receber 22 mil pintinhos ainda nesta terça-feira (05), sofreu danos consideráveis.

Homem é preso após furtar veículo da Prefeitura de Nova Erechim e causar acidente em Pinhalzinho

Delegado Eder Matte, responsável pelo caso, faz alerta sobre cuidados básicos de segurança.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.