Nesta semana, dia 17 de setembro, foi celebrado em todo o mundo o Dia Mundial da Segurança do Paciente, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte das ações globais de saúde pública. Em 2025, o tema escolhido foi “Cuidado seguro para todo recém-nascido e toda criança”, reforçando a importância de fortalecer medidas de proteção no cuidado pediátrico e neonatal, essenciais para alcançar a cobertura universal de saúde e reduzir mortes evitáveis entre recém-nascidos e crianças menores de cinco anos, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
No Hospital Regional São Paulo (HRSP), a segurança é prioridade e integra todas as práticas assistenciais, garantindo não apenas o bem-estar dos pacientes, mas também de acompanhantes, colaboradores e profissionais. As ações são conduzidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), instituído no hospital em 2013, no mesmo ano em que a Portaria GM/MS nº 529 deu origem ao Programa Nacional de Segurança do Paciente.
A Enfermeira Mayara da Silva, Coordenadora do NSP, explica que o núcleo é responsável pela elaboração do Plano de Segurança do Paciente, com foco na identificação de eventos adversos relacionados à assistência e na implementação de medidas de melhoria contínua. “Nosso compromisso é desenvolver e implementar uma cultura de segurança, atuando de forma multiprofissional. Trabalhamos na prevenção de riscos, na melhoria dos processos de cuidado por meio da educação continuada dos profissionais e na notificação de eventos adversos, sempre com foco na qualidade e segurança do atendimento”, destacou.
A Gerente de Enfermagem do HRSP, Maryellen Cazeraghi, reforça que o trabalho do núcleo é essencial para garantir um ambiente de confiança e qualidade. “O Núcleo de Segurança do Paciente vem ao encontro das necessidades constantes das instituições de saúde, que primam por promover a prevenção, o controle e a mitigação de incidentes. Ele fortalece a integração entre setores, organiza processos de trabalho e assegura informações que impactam diretamente nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento da qualidade e da segurança nos serviços de saúde”, afirmou.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.