Na tarde da última quarta-feira (24), o Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, foi palco de uma cena marcada por emoção e esperança. O jovem Natã Pontes, de 16 anos, recebeu alta hospitalar após nove dias de internação em decorrência de uma parada cardíaca sofrida no último dia 15, em via pública.
✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP
Natã foi socorrido por bombeiros, pelo SAMU e por um médico xanxerense que reside próximo ao local da ocorrência e foi chamado por um vizinho. Conduzido ao HRSP, recebeu atendimento na Emergência e acompanhamento da equipe de Cardiologia. Diagnosticado com Miocardiopatia Hipertrófica, o adolescente passou por um procedimento de implante de Cardiodesfibrilador Implantável e precisou de cuidados intensivos na UTI.
A saída do hospital foi marcada por uma recepção calorosa: familiares e amigos aguardavam com balões, cartazes, aplausos e palavras de gratidão. Os pais, Juliano e Denise Pontes, agradeceram ao atendimento recebido pelo filho. “Somos imensamente gratos a todos, desde a recepção até a direção do hospital, passando por médicos, enfermeiros, equipe da UTI e colaboradores que cuidaram do Natã com tanto carinho e dedicação”, destacaram.
O HRSP é referência em Alta Complexidade em Cardiologia para o Grande Oeste Catarinense, oferecendo estrutura e profissionais especializados para o atendimento de casos críticos como o de Natã.
Cardiomiopatia hipertrófica
A médica cardiologista Daiana Dambroso, Coordenadora do Serviço de Cardiologia do HRSP, explica que “a cardiomiopatia hipertrófica é uma das principais causas de morte súbita no mundo e, muitas vezes, não apresenta sintomas, o que dificulta o diagnóstico precoce. Exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e ressonância magnética ajudam a identificar a doença. Após o diagnóstico, é essencial avaliar o risco de morte súbita, especialmente em jovens, e definir o melhor tratamento. Em alguns casos, como o do Natã, a indicação é o implante de um cardiodesfibrilador implantável, que funciona como um dispositivo de segurança: ele monitora o coração e, caso ocorra uma arritmia grave, aplica um choque elétrico que pode salvar a vida do paciente. Ficamos imensamente felizes com a recuperação desse rapaz e desejamos muita saúde para o Natã”, finaliza a Cardiologista.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.