Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Xanxerê reforça ações de combate ao Aedes aegypti e reativa Sala de Situação

O objetivo é intensificar as ações de combate ao mosquito em todo o município.

Por: Alessandra de Oliveira
25/09/2025 14h10 - Atualizado há 3 dias
Xanxerê reforça ações de combate ao Aedes aegypti e reativa Sala de Situação

Preocupada com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, a Secretaria de Saúde de Xanxerê promoveu na manhã desta quinta-feira (25) uma reunião para reativação da Sala de Situação – Comitê Intersetorial, que terá como objetivo intensificar as ações de combate ao mosquito em todo o município.

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A reunião foi conduzida pela coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, e pela coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Janete Rodrigues, que destacaram a importância do engajamento coletivo no enfrentamento ao problema.

Recentemente, Xanxerê enfrentou uma epidemia de Chikungunya, registrando aproximadamente 500 casos da doença, com três óbitos confirmados no município. Os números de focos também preocupam: em 2024 foram 964 registros, enquanto em 2025 já são 500 focos, com expectativa de aumento entre outubro e dezembro.

“O mosquito encontra condições para se desenvolver em diferentes ambientes, desde o acúmulo de lixo em áreas mais carentes até piscinas sem manutenção em regiões nobres. Por isso, todos precisam fazer a sua parte, cuidando de seus espaços e eliminando qualquer possibilidade de acúmulo de água. Infelizmente, o Aedes já não depende mais apenas de água limpa para se proliferar”, reforçou Janete Rodrigues.

Outro fator de alerta é que, devido às mutações do vírus, larvas têm sido encontradas até mesmo durante o inverno, período antes considerado de baixo risco. Para conter o avanço, a Secretaria de Saúde vem realizando borrifação residual intradomiciliar em locais de grande circulação de pessoas e prepara novas ações conjuntas envolvendo todos os setores da administração municipal.

“O objetivo é unir esforços e conscientizar a população de que só conseguiremos reduzir os índices de infestação se cada cidadão assumir sua responsabilidade. Esse é um desafio coletivo e essencial para proteger vidas”, destacou Caroline Cenzi.

A Prefeitura de Xanxerê reforça que a participação da comunidade é fundamental para evitar novos óbitos e manter o município seguro. Manter quintais, terrenos e espaços comerciais limpos, sem água acumulada ou esgoto exposto, é a principal arma contra o mosquito transmissor.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Jovem recebe alta após parada cardíaca e emociona familiares e equipe no HRSP

Natã Pontes, de 16 anos, recebeu alta hospitalar após nove dias de internação;

HRSP reforça ações do Núcleo de Segurança do Paciente no Dia Mundial da Segurança do Paciente

Em 2025, o tema escolhido foi “Cuidado seguro para todo recém-nascido e toda criança”

HRSP participa de ação em Bom Jesus no Agosto Dourado e lançamento do Programa “Luz que Alimenta”

O HRSP foi representado por um grupo de profissionais que levou conhecimento, troca de experiências e incentivo às práticas de cuidado com a saúde

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.