Digite no mínimo 3 caracteres!
Saúde

Mãe e filho contaminados por chikungunya e dengue são atendidos pelas equipes de saúde em Xanxerê

O caso de chikungunya é o quinto registrado no município desde o início do ano. Já o de dengue, é o primeiro a ser registrado em 2026

Por: Alessandra de Oliveira
05/02/2026 11h44 - Atualizado há 2 horas
Mãe e filho contaminados por chikungunya e dengue são atendidos pelas equipes de saúde em Xanxerê

A Secretaria de Saúde de Xanxerê, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou novos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os registros indicam uma mãe, contaminada com Chikungunya, e o filho, que contraiu dengue. Eles residem na mesma casa na Linha Serrinha, interior do município. 

✅ CLIQUE AQUI E RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO NO WHATSAPP

A mãe, com 33 anos de idade, começou a apresentar os sintomas no dia 26 de janeiro. Já o filho, de oito anos, apresentou sintomas a partir do dia 28. Ambos realizaram exames e acompanhamento médico junto às equipes de saúde do município e apresentaram melhoras nos últimos dias. 

O caso de chikungunya é o quinto registrado no município desde o início do ano. Já o de dengue, é o primeiro a ser registrado em 2026. Ao todo, o município conta atualmente com 59 focos do mosquito Aedes aegypti

A Vigilância Epidemiológica reforçou a atenção para a região do município em que eles residem, com o objetivo de evitar a proliferação das arboviroses. Nesta quinta-feira (05), agentes de endemias realizam a vistoria da área, detectando possíveis focos, orientando a população e realizando a limpeza e aplicação de larvicidas. 

No final da tarde, horário em que esta espécie de mosquito atinge um pico de atividade, será aplicado inseticida nas casas e espaços da região, buscando eliminar os mosquitos contaminados. As equipes também reforçam a importância dos cuidados da população, que deve manter caixas de água tampadas, garantir a destinação correta de objetos, como pneus e garrafas plásticas e verificar o escoamento de calhas e lajes.

Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.

Veja também

Xanxerê registra quatro novos casos de Chikungunya

A equipe do Programa de Prevenção e Controle das Arboviroses já adotou as medidas pertinentes ao caso

VÍDEO: como está o atendimento no CIS inaugurado recentemente em Xanxerê

Estrutura já atende milhares de pacientes por mês no Bairro Tonial

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.