Sindicato cobra concurso público para o Magistério em Chapecó
A reivindicação se baseia em um levantamento realizado no Portal da Transparência
Por: Redação
02/04/2025 17h47 - Atualizado há 22 horas
Foto: Divulgação
O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região (SITESPM-CHR) está cobrando da Prefeitura a realização de um Concurso Público para o magistério. A reivindicação se baseia em um levantamento realizado no Portal da Transparência, que aponta que 76% dos professores em sala de aula na Rede Municipal de Ensino são Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), enquanto apenas 24% são efetivos.
Atualmente, a rede municipal conta com 2.195 professores, dos quais 826 (38%) são concursados e 1.363 (62%) atuam como temporários. Entre os docentes que exercem função em sala de aula, o percentual de ACTs é ainda maior: 1.363 (76%) são temporários e apenas 429 (24%) são efetivos. Os dados foram apurados pela direção do sindicato em 20 de março de 2025.
Diante desse cenário, o sindicato considera a situação "insustentável e inaceitável do ponto de vista legal e pedagógico". Em resposta, protocolou uma Notificação Extrajudicial na Prefeitura de Chapecó no dia 25 de março, documento que havia sido discutido e aprovado em Assembleia da categoria no dia 19 do mesmo mês. A cobrança é para que a administração municipal regularize as contratações e abra um concurso para prover todas as vagas permanentes atualmente ocupadas por contratos temporários.
De acordo com o sindicato, a efetivação dos professores permitiria não apenas a estabilidade profissional, mas também garantiria melhores condições de vida e moradia aos docentes, além de possibilitar uma maior dedicação à comunidade escolar. O sindicato reforça que a contratação efetiva dos professores é essencial para a melhoria da qualidade do ensino na rede municipal.
A Prefeitura de Chapecó não se manifestou sobre o assunto.
Quer mandar uma sugestão de pauta para a equipe de jornalismo do Canal Ideal? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando AQUI.
O curso terá duração de 80 horas, distribuídas ao longo do ano letivo, no período contraturno escolar.
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.