Digite no mínimo 3 caracteres!
É direito - por Cinthia Magrini

Qual interferência bancária pode ocorrer no governo Lula?

Saiba mais na Coluna “É Direito” escrita por Cinthia Magrini

Por: Cristine Maraga
08/11/2022 14h24 - Atualizado há 2 anos
Qual interferência bancária pode ocorrer no governo Lula?

Durante os dois mandatos presidenciais de Lula não houve mudanças perceptíveis de fatias de mercado no sistema bancário. Durante o governo de Dilma Rousseff houve o aumento das concessões de crédito, que aumentaram a participação dos bancos públicos naquela época.

De acordo com o programa de governo protocolado pela campanha do Lula no Tribunal Superior Eleitoral temos um item relacionados ao sistema bancário:

“Como a renda familiar dos brasileiros e brasileiras desabou e o endividamento das famílias explodiu, já são mais de 66 milhões de pessoas inadimplentes, vamos promover a renegociação das dívidas das famílias e das pequenas e médias empresas por meio dos bancos públicos e incentivos aos bancos privados para oferecer condições adequadas de negociação com os devedores. Avançaremos na regulação e incentivaremos medidas para ampliar a oferta e reduzir o custo do crédito, ampliando a concorrência no sistema bancário”, conforme o item 60 do Programa de Governo.

Lembrando que houve liberação de Reserva de Margem de Crédito no ano de 2015 pelo governo Dilma, que aumentou o limite de desconto do crédito consignado de 30% para 35% da renda.

O programa de governo pode ser acessado AQUI

Veja também

A (In)justiça dos Descontos Indevidos e a Ruína Silenciosa dos Aposentados: Quando o Direito do Consumidor é Silenciado pelo Estado

O presente artigo visa discutir as bases legais que asseguram a repetição do indébito em dobro e a configuração de dano moral presumido

Como saber se meu nome está na lista negra dos bancos?

Confira como saber se seu nome está na lista negra dos bancos com a advogada Cinthia Naissara Magrini

Dados vazados pelo Serasa. Tenho direito a indenização?

Confira como não cair em golpes na internet em nome do Serasa com a advogada Cinthia Naissara Magrini

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.