Profissionais da educação e pais podem ser beneficiados pela ferramenta
Por: Cristine Maraga
16/08/2022 17h39 - Atualizado há 2 anos
Olá! Hoje vou falar sobre a Pedagogia Sistêmica ou Educação Sistêmica, que deriva do método de Constelação Familiar de Bert Hellinger. Ela visa repensar as relações entre alunos, professores, escola, pais e sociedade.
Toda instituição é um sistema que pode ser olhado pelos processos através da Pedagogia Sistêmica. Ela está sendo uma ferramenta utilizada para a resolução de conflito entre membros de equipes de trabalho, avaliação pessoal de colaboradores, entre outras coisas.
A Pedagogia Sistêmica é um procedimento estrutural que pode ser adaptado para diversas realidades. Em qualquer meio que haja interação entre pessoas, ela poderá ser aplicada. Além disso, ela tem um enfoque terapêutico que olha os transtornos de aprendizagem com outro olhar. Por exemplo:
Alunos que se tornam excluídos, ou fracassarem na escola;
Dificuldades de aprendizagem dos alunos;
Alunos com déficit de atenção;
Falta de relacionamento com os demais alunos e professores;
Não cumprimento de regras e diretrizes;
Problemas com vícios;
Má comportamento entre uma infinidade de situações
Com isso, busca entender que a explicação está na repetição de padrões ocorridos em seu sistema de origem, repetindo o destino de seus pais, irmãos, tios, avós, etc.
Quando os educadores estão alinhados às leis que regem os relacionamentos entre as pessoas, tomam consciência de alimentar uma nova postura diante dos fatos e da realidade. Além disso, aprende também a perceber suas ações, atitudes ou a falta delas.
A partir do trabalho com a Pedagogia Sistêmica, o professor tem novas possibilidades para exercer o seu papel como mediador. Ele pode assumir uma postura mais produtiva, como mediador de conflitos nos nossos relacionamentos e a ter um melhor entendimento do mundo.
Podemos descrever alguns dos benefícios que o mediador irá alcançar a partir do uso da Pedagogia Sistêmica no âmbito educacional:
Possibilidade para autotransformação e auto cura;
Melhoria nas relações familiares e interpessoais;
Maior conhecimento sobre si mesmo;
Melhoria da qualidade de vida através de novas compreensões;
Conexão com a própria força;
Maior clareza dos seus objetivos;
Aprender novas formas de ver e sentir a vida, desenvolvendo novas possibilidades para que o amor dê certo.
A quem interessa a Pedagogia Sistêmica?
É destinada não apenas para professores, mas sim a toda estrutura escolar: professores, diretores escolares, orientadores, supervisores, coordenadores pedagógicos, pais etc. É destinada a todas as pessoas vinculadas ou interessadas nas problemáticas da educação.
A Pedagogia Sistêmica aplica métodos que garantem um maior conforto e aproximação nas relações educacionais, reconhecendo de modo prático toda a essência de um possível desequilíbrio, além do autoconhecimento.
________ Esta coluna é escrita pela mentora Cristiély Facco - empresária, terapeuta de Constelação Sistêmica Familiar, professora e educadora sistêmica. Atua com mentoria em grupo e individual. Siga: @cristielyfacco Contato: (49) 99914-4103 (clique AQUI)
Saiba um pouco mais sobre o processo de mentoria e como ele pode te auxiliar
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.