Digite no mínimo 3 caracteres!
Legalmente falando - por Amanda Piccoli

Aposentadoria segura: planeje seu futuro!

Confira dicas sobre aposentadoria com a advogada Amanda Piccoli

Por: Canal Ideal
25/08/2023 18h03 - Atualizado há 10 meses
Aposentadoria segura: planeje seu futuro!

O planejamento previdenciário é como traçar um mapa para garantir que você tenha dinheiro suficiente para viver bem quando não estiver mais trabalhando. É como plantar sementes hoje para colher frutos no futuro. Vamos entender melhor! 

Mas afinal, o que é planejamento previdenciário? O planejamento previdenciário é um plano inteligente que você faz para ter dinheiro quando se aposentar. É como economizar e planejar suas finanças, mas especialmente focado na fase da vida em que você para de trabalhar.

Imagine que você gosta de juntar moedas em um cofrinho. Quanto mais você colocar, mais terá no final. O planejamento previdenciário é parecido. Se você começar a "juntar moedas" desde cedo, terá mais dinheiro quando não puder mais trabalhar.

Quando você trabalha, você geralmente paga uma parte do seu salário para o governo. Essa é a sua contribuição para a aposentadoria. Quando você se aposenta, o governo lhe devolve esse dinheiro atualizado como uma forma de recompensa por ter contribuído. Quanto mais você contribuir enquanto trabalha, mais dinheiro terá quando se aposentar.

Alguns têm pressa em se aposentar, enquanto outros preferem esperar para receber mais dinheiro depois. O planejamento previdenciário ajuda você a tomar decisões sábias. Se você souber as regras do jogo, pode escolher o momento certo para se aposentar e receber uma boa quantia todo mês.

Às vezes, as pessoas enfrentam problemas porque não entenderam bem como a aposentadoria funciona. Planejamento previdenciário também é sobre evitar problemas no futuro. Quando você sabe o que esperar, fica mais fácil lidar com as surpresas.

Em suma, o planejamento previdenciário é como um amigo que te ajuda a cuidar do seu dinheiro para o futuro. Ele garante que, quando você não puder mais trabalhar, terá dinheiro suficiente para viver bem e fazer as coisas que gosta. Portanto, comece a pensar nisso desde já. Quanto mais cedo você começar a planejar, mais confortável será sua vida quando você decidir descansar e aproveitar a vida depois do trabalho.

Esta coluna é escrita pela advogada Amanda Piccoli.

OAB/SC 58.507
Endereço: Rua Ouro Preto, 800, sala B, Bairro Maria Winckler – Xanxerê/SC.
Telefone: (49) 9 9911-2566.

Veja também

Como lidar com dívidas em casos de separação

Neste artigo você vai conhecer algumas orientações simples para lidar com esse aspecto desafiador da separação

O aumento do salário mínimo e seus reflexos na Pensão Alimentícia

A advogada Amanda Piccoli explica como o aumento do salário mínimo impacta na pensão alimentícia

Um atalho para cobrança de dívidas: ação monitória

A advogada Amanda Piccoli explica como cobrar uma dívida quando não se tem um documento formal

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.