Digite no mínimo 3 caracteres!
Legalmente falando - por Amanda Piccoli

O aumento do salário mínimo e seus reflexos na Pensão Alimentícia

A advogada Amanda Piccoli explica como o aumento do salário mínimo impacta na pensão alimentícia

Por: Alessandra de Oliveira
11/01/2024 18h07 - Atualizado há 3 meses
O aumento do salário mínimo e seus reflexos na Pensão Alimentícia

O salário mínimo, como um indicador econômico crucial, desempenha um papel significativo na vida financeira de muitos cidadãos. Sua atualização periodicamente gera impactos em diversas áreas, e uma delas é a pensão alimentícia. Quando há um aumento no salário mínimo, é natural que as partes envolvidas em acordos de pensão alimentícia levem em consideração essas mudanças.

Primeiramente, é importante destacar que a pensão alimentícia visa garantir o sustento adequado dos filhos, proporcionando-lhes condições dignas de vida. Com o aumento do salário mínimo, a lei reconhece a necessidade de ajustar os valores estabelecidos para garantir que a pensão continue atendendo às demandas básicas e essenciais das crianças.

O aumento do salário mínimo geralmente leva a uma revisão nos cálculos da pensão alimentícia. Geralmente o valor da pensão é determinado com base na capacidade financeira do alimentante e nas necessidades da criança. Assim, quando o salário mínimo é reajustado, a capacidade de pagamento do alimentante pode ser afetada, e isso pode resultar em mudanças nos valores estabelecidos para a pensão.

Portanto, destaca-se que com o aumento do salário mínimo anual a pensão alimentícia também deve ser reajustada com o novo salário. Caso não for reajustada de maneira amigável, poderá a parte contraria exigir judicialmente o pagamento do valor que se encontra em diferença do valor correto.

Esta coluna é escrita pela advogada Amanda Piccoli.

OAB/SC 58.507
Endereço: Rua Ouro Preto, 800, sala B, Bairro Maria Winckler – Xanxerê/SC.
Telefone: (49) 9 9911-2566.

Veja também

Como lidar com dívidas em casos de separação

Neste artigo você vai conhecer algumas orientações simples para lidar com esse aspecto desafiador da separação

Um atalho para cobrança de dívidas: ação monitória

A advogada Amanda Piccoli explica como cobrar uma dívida quando não se tem um documento formal

Buraco na pista: quem deve arcar com o prejuízo?

A legislação brasileira reconhece a obrigação do Estado, em suas diversas esferas, de zelar pela integridade dos usuários das vias públicas.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.