Digite no mínimo 3 caracteres!
Defenda-se - por Claudio Junior Rodrigues dos Santos

Coluna Defenda-se: Revólver ou pistola, qual escolher?

Conheça mais sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das opções

Por: Canal Ideal
05/09/2022 15h41 - Atualizado há um ano
Coluna Defenda-se: Revólver ou pistola, qual escolher?

Essa pergunta sempre assombra a mente dos menos experientes que pretendem comprar uma arma de fogo. Ocorre que cada um desses equipamentos tem as suas vantagens e desvantagens.

O revólver, por exemplo, tem a vantagem de ser um armamento de fácil operação. Não demanda complexidade na sua utilização. Basta abrir o tambor, carregá-lo e fechá-lo que o equipamento estará a pronto uso.

Obviamente que a manutenção adequada garantirá o seu bom funcionamento. No mesmo sentido, a solução da pane de nega é resolvida rapidamente acionando novamente o gatilho.

Por outro lado, a sua grande desvantagem é a baixa capacidade de tiros. Seja para o esporte ou para a defesa, em muitos casos um cartucho a mais poderá fazer uma grande diferença, e esse artefato normalmente suporta entre cinco e sete munições.
 

À esquerda: Revólver / À direita: pistola. (Imagem ilustrativa)

Outro ponto que lhe desabona é a demora na solução de possíveis panes durante o tiro, seja a pane seca, que ocorre quando acabam as munições, seja uma pane de mecanismo. E esse panorama fica ainda pior caso o operador precise realizar esse procedimento com apenas uma das mãos.

No caso da pistola, cuja arma é adotada por todas as polícias e formas armadas do mundo, ela também apresenta esses paradoxos. Ela é um equipamento mais complexo de se operar, que demanda mais treinamento por parte do seu usuário, mas que oferece grandes vantagens para quem está disposto a buscar mais conhecimento e treinamento.

Como mencionado, trata-se de um dispositivo mais complexo, e exige mais treinamento do seu operador. Entretanto, nas mãos de uma pessoa treinada, qualquer pane poderá ser solucionada numa fração de segundos.

A grande vantagem das pistolas é a capacidade de tiro e a velocidade nas operações de recarga. Diferentemente do revólver, quando suas munições se acabam basta liberar o carregador vazio e inserir um carregador pleno. Esse procedimento pode ser feito numa velocidade muito grande.

No tocante a capacidade de tiros, as pistolas podem carregar até 20 munições. Isso significa mais de três vezes a capacidade da maioria dos revólveres.

Por fim, entendemos que independente do tipo de arma, é importante que o cidadão de bem possa exercer o seu direito de possuir a sua arma de fogo e também potencializar a sua capacidade de defesa, sem negligenciar os limites da lei e sempre buscando o aprimoramento técnico através de bons treinamentos.

Se ficou com alguma dúvida ou quer mais informações entre em contato comigo. Posso lhe ajudar!

_____________
A Coluna Defenda-se é escrita por Claudio Junior Rodrigues dos Santos, Instrutor de Armamento e Tiro.

Para saber mais sobre o colunista siga no Instagram @tatical.fire ou pelo Facebook Claudio Santos  

Essa coluna tem apoio da Esportiva Loja e Fábrica, de Xanxerê. Telefone: (49) 3433-1128

Veja também

A violência no Brasil e a falência do Estatuto do Desarmamento

Retirar o direito de aquisição de armas do cidadão não demonstrou nenhuma efetividade

Se eu ouvir um barulho nos fundos da minha casa, posso dar um tiro para assustar um possível ladrão?

Para se utilizar uma arma de fogo é preciso ter conhecimento, inclusive jurídico, para evitar uma possível prisão

Arma de fogo e educação para crianças: todo o cuidado é bem-vindo

Possuir uma arma de fogo não é brincadeira, muito menos de criança

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.