Digite no mínimo 3 caracteres!
Defenda-se - por Claudio Junior Rodrigues dos Santos

Arma de fogo e educação para crianças: todo o cuidado é bem-vindo

Possuir uma arma de fogo não é brincadeira, muito menos de criança

Por: Canal Ideal
23/08/2022 14h23 - Atualizado há um ano
Arma de fogo e educação para crianças: todo o cuidado é bem-vindo

Possuir esse artefato atrai muitas responsabilidades e uma delas é EDUCAR as crianças que estão ao nosso redor. A partir do momento em que se adquire uma arma, o proprietário passa a ser responsável pela sua guarda, por possíveis acidentes envolvendo este equipamento e acima de tudo, por EDUCAR as crianças que possam estar próximas dela.

Quando falo em educar, não significa ensinar a criança a atirar, mas ensinar TUDO a respeito de segurança envolvendo armas de fogo. 

O recado é: INVISTA tempo educando seus filhos. 

Falo isso porque a responsabilidade dos pais não termina quando as crianças saem de casa, pois mesmo que não possua uma arma em sua residência o vizinho ou pais dos amigos podem ter, então é relevante tratar desse assunto com seus filhos.

Divulgação/Belicosa

Existe uma cartilha desenvolvida pelo FBI que orienta as crianças diante da visualização de uma arma de fogo, e ela aponta algumas medidas que devem ser ensinadas para os pequenos: 

  1. Pare. Não apanhe a arma
  2. Nem mesmo nunca toque na arma
  3. Afaste-se da área
  4. Avise a um Adulto
Divulgação/Hugo Cordeiro

Além de estabelecer essas orientações, é importante conversar com as crianças de forma franca e aberta sobre as regras de segurança e também sobre os efeitos colaterais do mau uso de uma arma. Apenas a ordem de “se manter longe” não é suficiente, pois apenas essa afirmação pode estimular a curiosidade típica de uma criança e levá-la a investigar mais. 

Divulgação/Tatical Fire/Claudio Junior Rodrigues dos Santos

Nesse ponto entramos num assunto de extrema importância no processo de educação. É indispensável ensinar nossos pequenos que uma arma, mesmo que de brinquedo, jamais deve ser apontada para as outras pessoas, sejam amiguinhos ou quem for, e muito menos para elas mesmas, tendo em vista que até alguns adultos tem a horrível curiosidade de olhar pelo cano. Ensine que o dedo deve estar sempre fora do gatilho e caso um amigo pegue uma arma, saia correndo e chame um adulto, mas não o acompanhe até o local: de longe apenas indique a direção. É importante gravar essa mensagem na mente da sua criança. 

Divulgação/Hugo Cordeiro

Comparar a utilização de armas na televisão com a utilização na vida real também é um ponto a ser debatido. É responsabilidade dos pais falar sobre isso. Pois na televisão as armas normalmente são manejadas com muito descuido, em conflito com as regras de segurança. 

Aqui foram apresentadas dicas valiosíssimas para a posse segura de uma arma de fogo e para a prevenção de acidentes com as nossas crianças. Lembre-se: “Você é o único responsável pela sua arma.” Então todo o cuidado é bem-vindo.

_____________
A Coluna Defenda-se é escrita por Claudio Junior Rodrigues dos Santos, Instrutor de Armamento e Tiro.

Para saber mais sobre o colunista siga no Instagram @tatical.fire ou pelo Facebook Claudio Santos  

Essa coluna tem apoio da Esportiva Loja e Fábrica, de Xanxerê. Telefone: (49) 3433-1128

Veja também

A violência no Brasil e a falência do Estatuto do Desarmamento

Retirar o direito de aquisição de armas do cidadão não demonstrou nenhuma efetividade

Coluna Defenda-se: Revólver ou pistola, qual escolher?

Conheça mais sobre as vantagens e desvantagens de cada uma das opções

Se eu ouvir um barulho nos fundos da minha casa, posso dar um tiro para assustar um possível ladrão?

Para se utilizar uma arma de fogo é preciso ter conhecimento, inclusive jurídico, para evitar uma possível prisão

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.