Fique atento! Nosso comportamento é determinante numa eventual situação de crime e violência
Além disso, alternativas táticas farão toda diferença na autodefesa
Por: Cristine Maraga
26/07/2022 10h45 - Atualizado há 2 anos
Nos dias em que vivemos a busca pela segurança tem sido cada vez maior e, de forma bastante evidente, essa condição de vida segura tem se incorporado ao nosso patrimônio.
Para isso, muitas pessoas têm procurado adquirir arma de fogo sem buscar um treinamento adequado para a sua utilização. Da mesma forma que não conhecem os protocolos para agir diante de situações de crime e violência.
Para aumentar a proteção individual podemos contar com sistemas de alarmes, câmeras de monitoramento, cercas elétricas, vigilância privada, etc. No entanto, assim como a arma de fogo, esses elementos são apenas uma das camadas do sistema de autodefesa.
É importante lembrar que nós somos os responsáveis diretos pela nossa segurança, isso significa dizer que embora existam equipamentos, meios e ferramentas de proteção, o nosso comportamento é determinante para a eficiência de todo esse sistema de salvaguarda.
Nesse sentido, uma das nossas maiores aliadas é a ATENÇÃO. O estado de atenção, ou consciência situacional, se refere a condição de alerta das pessoas em relação aos eventos que ocorrem ao seu redor.
Toda vez que diminuímos o nosso estado de alerta nos tornamos presas mais fáceis, por isso é necessário ter cuidado com tudo aquilo que nos distrai, principalmente como uso de aparelhos celulares, os quais são os maiores vilões da nossa atenção.
É primordial que estejamos atentos à pessoas e veículos que se aproximam, para não sermos surpreendidos por eventuais criminosos. Assim teremos condição de buscar uma alternativa tática adequada.
A alternativa tática mencionada se refere justamente a utilização dos equipamentos defensivos que eventualmente estejam a nossa disposição, podendo ser desde um dispositivo eletrônico de pânico à uma arma de fogo e o emprego de técnicas adquiridas em treinamentos específicos, as quais farão toda a diferença num possível momento de crise.
Salientamos que as alternativas táticas e suas aplicações são apresentadas em cursos específicos e servem para oferecer condições de sobrevivência diante de uma situação de crime e violência.
Por fim, entendemos que a conduta preventiva e a condição de alerta são elementos de suprema importância ao sistema de autoproteção. Então, a partir de agora, seja o seu próprio fiscal, busque agir com base nesses dois pilares e além de adquirir a sua arma de fogo, procure realizar treinamentos capazes de lhe oferecer segurança e protocolos adequados diante de uma possível agressão.
_____________
A Coluna Defenda-se é escrita por Claudio Junior Rodrigues dos Santos, Instrutor de Armamento e Tiro.
Para se utilizar uma arma de fogo é preciso ter conhecimento, inclusive jurídico, para evitar uma possível prisão
Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar pelo site, você autoriza o Canal Ideal a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de privacidade.